São Paulo, sexta-feira, 8 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Osiris ameaça pedir demissão da Receita

CLÓVIS ROSSI
DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário da Receita Federal, Osiris Lopes Filho, ameaça pedir demissão do cargo, se não for rapidamente assinado pelo ministro da Economia, Rubens Ricupero, o novo regimento da Receita, que já havia sido aprovado pelo antecessor de Ricupero, o senador Fernando Henrique Cardoso.
O regimento, que, na versão de Osiris, "dignifica a Receita, sem criar encargos adicionais para o governo", provocou um conflito entre o secretário da Receita e o secretário-executivo da Fazenda, Clóvis Carvalho, que reteve a publicação das normas no Diário Oficial.
Os dois trocaram duras palavras ao telefone, anteontem. Carvalho chegou a dizer que Osiris o estava chantageando, o que, por sua vez, irritou ainda mais Osiris. "Não aceito que me chamem de chantagista", devolveu.
O novo regimento estava pronto para publicação antes da Semana Santa, a última em que FHC de fato funcionou como ministro. Só não saiu no Diário Oficial porque foi necessário trocar uma palavra e em seguida vieram os feriados.
Osiris esperava que o ato fosse publicado na terça-feira, mas foi informado que Clóvis Carvalho resolvera segurá-lo. Foi então que se deu o telefonema do conflito. Carvalho considerou inoportuno o regimento, porque cria 1.300 cargos, embora Osiris garanta que não implicam em novos encargos, mas em simples remanejamento de funções.
O secretário da Receita rebateu o argumento de Carvalho dizendo que, na prática, ela estava desautorizando o ministro Fernando Henrique, que já havia concordado com o teor do regimento. Foi nesse momento que Carvalho disse a Osiris que este estava praticando uma chantagem.
Na noite de terça-feira, Osiris procurou o ministro da Fazenda, Rubens Ricupero (os dois dão aulas no mesmo dia na UNB) e explicou que se sentiria desmoralizado se o regimento não saísse, pois já o anunciara para todo o quadro da Receita Federal no país inteiro.
O secretário da Receita diz que está aguardando agora que Ricupero mande publicar o ato o mais depressa possível, sem o que sente-se na obrigação de pedir demissão do cargo.

Texto Anterior: Militares vão fazer revisão do Orçamento
Próximo Texto: Tarifas serão convertidas à URV pelo pico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.