São Paulo, sexta-feira, 8 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemanha alerta contra castanha-do-pará

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Castanha-do-pará, pistache, páprica, noz-moscada e pimenta-de-caiena podem favorecer o desenvolvimento de câncer, informaram autoridades sanitárias da Alemanha.
A Agência Federal de Saúde fez a advertência ontem em Berlim.
Segundo as autoridades, determinados fungos que aparecem naturalmente nesses alimentos (o conhecido mofo) podem produzir grandes quantidades de substâncias cancerígenas –chamadas de aflatoxinas.
"Os importadores devem impor controles mais rígidos e, além disso, exigir certificados dos fornecedores garantindo que os produtos foram inspecionados para ver se contêm aflatoxinas", disse a agência alemã em um comunicado emitido ontem.
O comunicado também aconselha a redução no consumo e na ingestão dessas alimentos.
A agência alemã recomenda que se jogue fora qualquer uma delas se houver suspeita de que tenha mofado –especialmente a noz-moscada.
A advertência, diz o comunicado, está baseada em resutados de investigações conduzidas por pesquisadores ao longo de dois anos e meio.
Segundo as autoridades, a ocorrência de aflatoxinas poderia ser minimizada através de maiores cuidados na colheita, armazenamento e processamento desses alimentos.
A aflatoxina é um produto tóxico produzido pelo mofo Aspergillus flavus.

Texto Anterior: Cada estatal terá regras
Próximo Texto: Morador de 'mundo artificial' corre risco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.