São Paulo, sexta-feira, 8 de abril de 1994
Texto Anterior | Índice

Arqueólogos acham aldeia de 7.000 anos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Arqueólogos encontraram vestígios de uma aldeia de pescadores de 7.000 anos sob um parque infantil na ilha de Dalma (a 60 km de Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos).
Segundo um porta-voz do Projeto de Pesquisa Arqueológica das Ilhas, em Abu Dhabi, restos de cerâmica encontrados em 1992 levaram cientistas da Universidade de Londres a prosseguirem escavações e desenterrarem a aldeia.
Ela pertenceu ao período Obeid, quando uma civilizacão baseada na pesca floresceu nas costas do sul da Mesopotâmia (atual Iraque, a mais de 1.000 km de distância) entre 5.500 e 7.000 anos atrás.
Arqueólogos pensavam que essa civilização era mais jovem. "A história retrocede em 3.000 anos", disse Geoffrey King, diretor das escavações.
Outros sítios arqueológicos do período Obeid já tinham sido encontrados nos Emirados Árabes Unidos, mas o sítio de Dalma é o maior e mais bem preservado.
"Há apenas uma década, nenhum sítio do período Obeid era conhecido nos Emirados", disse.

Texto Anterior: Morador de 'mundo artificial' corre risco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.