São Paulo, domingo, 10 de abril de 1994
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Aprenda a transferir responsabilidades

É fundamental para a imagem da empresa colocar o poder de decisão próximo ao cliente
Delegar significa colocar o poder de decisão o mais próximo possível de onde ocorre a ação, o que ainda não é comum nas empresas. Quem atende clientes não costuma ter poder de decisão, recebe salário mais baixo, não é treinado e pode ser malvisto internamente, quando repassa a "bronca" do cliente. A imagem que o cliente faz do serviço, porém, é formada através desses contatos.
A idéia de delegação tem avançado, podendo levar a mudanças de estrutura, como acontece hoje em algumas grandes empresas que tentam se organizar em unidades de negócios independentes, dirigidas por empreendedores com flexibilidade de operação própria das pequenas empresas.

DECISÃO ONDE ESTÁ A AÇÃO
É fundamental que exista capacidade de decisão, especialmente no contato com o cliente, para que a credibilidade da empresa não seja colocada em dúvida e sua imagem não seja arranhada.
A velocidade de decisão é uma exigência dos clientes. A capacidade e o desejo de fornecer pronto serviço determinam a aproximação ou afastamento.

RESPALDO PARA AS AÇÕES
Delegar não se resume a "mandar alguém fazer o trabalho" ou entregar um setor a alguém de confiança e "fechar os olhos". É necessário transferir parcela do poder e da responsabilidade e respaldar ações delegadas. Isso é possível quando:
- missão, objetivos e estratégias da empresa são conhecidos por todos;
- normas e procedimentos são claros e abrangentes;
- a empresa pratica a gerência participativa e seus funcionários adotam a postura correspondente.
A gestão pela qualidade pressupõe mudanças no comportamento das chefias intermediárias, retirando-lhes a função de "intermediários da delegação".

VOCÊ SABE DELEGAR?
Saber delegar não é fácil. A tradição favorece postura centralizadora e até autoritária. Para saber se você carrega tudo nas costas ou delega de forma consequente, faça o teste.
Você terá uma série de questões para analisar. Responda sim ou não. E não pense muito: responda rápido diante de sua primeira impressão. Solicite a seus gerentes e supervisores que respondam às questões como se fossem você. Compare os resultados.
1. Você gasta mais tempo do que deveria fazendo trabalhos que os subordinados poderiam fazer?
2. Frequentemente é flagrado trabalhando, enquanto os subordinados estão ociosos?
3. Sente-se apto a responder pessoalmente a qualquer questão sobre qualquer projeto de sua área?
4. Sua mesa vive cheia de papéis e documentos?
5. Seus subordinados tomam a iniciativa de resolver problemas sem esperar por suas ordens?
6. O setor funciona bem quando você não está?
7. Gasta mais tempo trabalhando em detalhes do que planejando e supervisionando?
8. Seus subordinados sentem que têm autoridade suficiente sobre os recursos pelos quais são responsáveis?
9. Passa por cima de seus subordinados, tomando decisões que fazem parte dos trabalhos deles?
10. Se você fica ausente por um longo período de tempo, há alguém treinado?
11. Normalmente você tem uma quantidade enorme de trabalho para fazer depois de uma ausência?
12. Delega a subordinados trabalhos desagradáveis que são de sua alçada?
13. Você conhece os interesses dos seus subordinados?
14. Você tem por hábito acompanhar de perto trabalhos que delega?
15. Quando possível, delega projetos completos ao invés de tarefas individuais?
16. Seus subordinados são bem treinados e em seu potencial máximo?
17. Encontra dificuldades, em pedir ou mandar outros realizar tarefas?
18. Seus subordinados trabalham tão bem na sua ausência quanto na sua presença?
19. O desempenho dos subordinados está abaixo de suas potencialidades?
20. Frequentemente dá o crédito merecido para um trabalho bem realizado?
21. Seus subordinados fazem mais do que você espera deles?
22. Apóia seus subordinados quando a autoridade deles é questionada por outros?
23. Pessoalmente executa somente aquelas tarefas que pode ou deve fazer?
24. O volume de trabalho vem crescendo exageradamente na sua função?
25. Todos os subordinados sabem o que se espera deles, em ordem de prioridade?
- De 0 a 7 pontos: você é sério candidato à estafa! Confie e utilize mais sua equipe. treine os subordinados para que tenham o desempenho que você espera.
- De 7 a 19 pontos: você conseguiu progressos na arte de delegar. Seus subordinados já se sentem participantes de uma equipe. Treine-os e prepare-os para assumir uma parcela maior de responsabilidade. Afinal você não é de ferro!
- De 19 a 25 pontos: você é um líder. Sua equipe sente gratificada de trabalhar com você.

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