São Paulo, domingo, 10 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Boa notícia para Fernando Henrique

GILBERTO DIMENSTEIN

BRASÍLIA – Realizada depois da desistência de Paulo Maluf, pesquisa do Datafolha mostra hoje bons números para Luiz Inácio Lula da Silva, chegando a atingir 37%. Mas Fernando Henrique Cardoso é o que tem mais motivos para comemorar, ocupando folgadamente o segundo lugar com 21%. Até pouco tempo, tinha apenas 8% –o levantamento está repleto de ótimas notícias ao ex-ministro.
A melhor delas refere-se a um temor na cúpula do PSDB sobre a aliança com o PFL, um evidente estelionanto intelectual. Mas como pensa o eleitor de Fernando Henrique Cardoso? A resposta: 90% não mudariam de voto. Na lista apresentada aos entrevistados ainda consta o nome do Antônio Carlos Magalhães (7%). Para alegria de FCH, 65% dos eleitores do ex-governador da Bahia estão dispostos a engrossar o coro dos tucanos.
Mais uma boa notícia para FHC: ele tem a menor taxa de rejeição (14%). Lula fica com 23% e o campeão é Leonel Brizola (43%). O fato é que o jogo está apenas no início. Não começou o horário eleitoral gratuito e, até agora, Lula não teve adversários. Só hipóteses.
Quando não é apresentada a lista de nomes dos candidatos, pesquisa espontânea), a pesquisa aponta um número precioso para qualquer análise: 49% dos eleitores ainda estão indecisos. São votos capazes de sofrer mudança.
O jogo de alianças está engatinhando –e aí vão pesar entendimentos com os demais partidos e grupos dissidentes como os setores gaúcho, pernambucano e paranaense do PMDB.
A verdade é a seguinte: Lula está bem e não será fácil derrotá-lo. Mas o clima de "já ganhou" que se infiltra no PT é um sinal de profundo irrealismo.
PS– A julgar pela pesquisa, não é uma má notícia para o PSDB se José Sarney sair candidato pelo PMDB. Quando ele aparece na pesquisa, conquista o terceiro lugar com 12%. E Lula cai para 33%.

Texto Anterior: O ÚLTIMO AVISO; CORAGEM; EXEMPLO; HUMILDADE EM GOL
Próximo Texto: E ninguém sabia?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.