São Paulo, domingo, 10 de abril de 1994
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"Veneno" do Corsa sai por 250 URVs

DA REPORTAGEM LOCAL

Por 250 URVs o Corsa pode ter seu motor "envenenado", ganhando torque (força) em baixas rotações, sem prejudicar consumo e velocidade final.
O preparador Vinicius Losacco, dono da oficina Losacco, desenvolveu um "veneno" (veja explicação ao lado) para o modelo.
O único problema é que carro novo "envenenado" perde a garantia de fábrica.
Apenas três simples ajustes mecânicos são responsáveis por 8% a 10% a mais de potência em baixa rotação, segundo o mecânico.
A primeira providência foi reenquadrar o eixo do comando de válvulas. O ajuste faz com que o cilindro tenha capacidade de aspirar mais facilmente o combustível.
O procedimento melhora o torque, mas piora o consumo e baixa a velocidade máxima do carro.
Para não perder essas características positivas, a solução é fazer um segundo ajuste: a recalibragem da injeção eletrônica.
O reacerto aumenta a quantidade de combustível que vai para as câmaras de combustão (cilindros), onde acontece a explosão.
As duas mudanças deixam a mistura ar/combustível mais rica em combustível. Aumenta o torque porém eleva o consumo.
O terceiro ajuste, retrabalhar o filtro de ar, colabora para que o consumo não se altere.
O diâmetro das entradas de ar é alargado para que o motor "puxe" mais ar. Assim, a mistura se mantém equilibrada.
O empresário Rubens Antônio Guarnieri diz que seu Corsa "melhorou 50%" após o "veneno".
"Antes não passava de 130 km/h. Depois cheguei a dar até 150 km/h em descidas. E o consumo quase não mudou", conta.
Para quem quiser transformar o Corsa num verdadeiro "pocket rocket" (carro pequeno e veloz), a partir de junho poderá turbiná-lo.
O equipamento instalado custará cerca de US$ 1.500. O kit está em desenvolvimento há dois meses.
Para Losacco, o turbo deve melhorar a potência em 30%. A velocidade máxima cresceria até 20%.

ONDE ENCONTRAR
Oficina Losacco - rua Alves Guimarães, 434, Pinheiros, São Paulo, SP, tel. (011) 852-9944.

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