São Paulo, domingo, 10 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jipes vão cruzar a Amazônia

DA REPORTAGEM LOCAL

Parte amanhã um comboio de 15 utilitários que vai cruzar a floresta amazônica. Veículos participa da expedição que vai de Santarém (PA) a São Paulo (SP), atravessando 4.000 km, a maior parte em estradas de terra no período de chuvas intensas.
Serão 14 jipes e um caminhão, nacionais e importados, todos com tração nas quatro rodas. Serão avaliados nos dez dias do percurso.
Um sistema de monitoramento via satélite acompanhará a cada hora o avanço do "Axe Adventures - Warn Expedition", nome oficial do evento.
Os jipes levarão dois receptores-transmissores. O sistema permite saber a localização exata do comboio.
A comunicação com os participantes será através de uma central em São Paulo. O comboio poderá receber e mandar notícias a qualquer momento.
O trajeto (veja mapa acima) inclui a BR-163, conhecida como "Rodovia Transgarimpeira", parte da Transamazônica e se aproxima da reserva indígena do Xingu.
A maior parte das estradas da região são de terra e estão em péssimo estado de conservação. Foram criadas na década de 70, época do incentivo à colonização da Amazônia.
Como o comboio vai atravessar uma das regiões menos povoadas do planeta, os utilitários estarão levando comida, remédios, água e combustível. Todos os veículos estarão equipados com guinchos Warn.
Foram escolhidos para a expedição duas Camper Envemo, duas Ford F-1.000, dois jipes JPX Montez, seis Land Rover (cinco modelos Defender e um Discovery), dois Suzuki (Vitara e Sidekick) e um caminhão Mercedes Unimog.
Os pilotos brasileiros do rali Paris-Dacar, André Azevedo e Klever Kolberg também participam da aventura.
O decorrer da aventura será acompanhado diariamente pelo caderno Cotidiano. A Folha é o único jornal que participa da expedição.

Texto Anterior: Novo Tempra mantém o carburador para o álcool
Próximo Texto: Saiba quando e onde fazer o licenciamento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.