São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Vicente confirma mais 2 casos de cólera

DA AGÊNCIA FOLHA

Dois novos casos de cólera foram confirmados ontem em São Vicente (litoral sul de São Paulo) pelo Instituto Adolfo Lutz.
Desde o início do ano, a Baixada Santista já registrou 29 casos da doença, com três mortes.
Os dois casos confirmados ontem são de um homem, pai do menino de dois anos que morreu de cólera na semana passada, e uma menina de 11 anos.
Eles já estão recuperados. Seus nomes não foram divulgados. A menina mora na favela do Saquaré, localizada ao lado da favela México 70, onde mora o homem que foi contaminado.
A cidade com maior número de casos na Baixada Santista é São Vicente –18 doentes confirmados. Depois vêm Cubatão (quatro casos), Praia Grande (três), Santos (dois) e Guarujá (um). Um dos casos é de um município ignorado.
O diretor da Divisão Epidemiológioca da Baixada Santista, Flávio Alves Faria, disse que a expectativa é que a epidemia de cólera se torne uma endemia na região.
"Isso quer dizer que talvez tenhamos que conviver com a doença por um período prolongado, registrando entre um a dois casos por semana", afirmou.
Para Faria, os casos de cólera não "explodem" na Baixada Santista porque o vibrião colérico só atingiu o esgoto e peixes de rios contaminados.
"Se o vribrião chegasse à água que as pessoas consomem, como na maior parte do Nordeste, certamente os casos de cólera na Baixada Santista cresceriam em uma velocidade grande", afirmou.

Texto Anterior: Travestis cobram programa em URV
Próximo Texto: Nove presos escapam de delegacia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.