São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aparelhos auxiliam tratamento

TEREZA CRISTINA GONÇALVES
ESPECIAL PARA A FOLHA

A ortodontia e a ortopedia funcional são sub-especialidades da odontologia que corrigem as alterações de posição dos dentes na estrutura óssea através do uso de aparelhos dentários.
Os aparelhos móveis –aqueles que podem ser retirados pelo paciente a qualquer hora–, estimulam o crescimento ósseo.
À medida que o tratamento progride, seu formato pode ser adaptado às novas necessidades. Os aparelhos fixos corrigem a posição dos dentes no osso.
"Uma técnica não é superior à outra. A escolha depende do especialista. Muitas vezes o paciente se beneficia com o uso combinado das duas", explica o ortodontista José Ricardo Scanavini.
Algumas deformidades da estrutura óssea podem ser corrigidas ou amenizadas se o acompanhamento é feito desde os três anos de idade. Nesses casos, é possível evitar a realização de uma cirurgia futura.
"O mais importante é ver o paciente como um todo", explica Scanavini, responsável pelo Centro de Tratamento das Deformidades Dento-faciais e Maxilo-mandibulares de Araras (170 km a noroeste de São Paulo).
"Se for feita apenas a correção dos dentes e esquecidas as possíveis alterações ósseas, o alinhamento dos dentes conseguido pode durar pouco tempo", diz.(TCG)

Texto Anterior: Chupeta empurra dentes para fora
Próximo Texto: Fachada do Masp ganha iluminação por refletores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.