São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa de embalagens vai ao exterior

FILOMENA SAYÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Erramos: 12/07/94

O quadro que acompanha esta reportagem está errado. A empresa é a Pañalmaq Comércio de Máquinas, fundada em 1991, com 15 funcionários, faturamento de R$ 1,2 milhão/ano, que fabrica máquinas para fazer chinelos, sandálias femininas, fraldas e absorventes.
A empresa paulistana DIL –que desenvolve e cria design de embalagens– acaba integrar o time das que entram no Primeiro Mundo à altura de suas concorrentes internacionais.
No meio de 93 a empresa oficializou uma aliança com mais três empresas –dos EUA, Canadá e Suíça– do mesmo setor para formar a GDN - Global Design Network. A notícia foi parar até no jornal "The New York Times".
Encravada em Manhattan, Nova York, a nova empresa tem como objetivo conquistar clientes em qualquer canto do planeta.
Detalhe: novata na praça e com apenas dois funcionários, a GDN já trabalha em um pedido de um peso-pesado: a alemã Bayer AG, fabricante de produtos farmacêuticos.
"O Brasil é um país de criação. Uma pequena empresa brasileira pode atender tão bem quanto uma empresa internacional e famosa", diz Fernando Muniz Simas, 30, diretor de planejamento da DIL.
Situada em São Paulo, a DIL tem 20 funcionários e é familiar. Antonio Muniz Simas, 63, comanda os negócios. Sua mulher, Irene, é diretora administrativa.
Fernando, um dos filhos, responde pela DIL na GDN. A participação da brasileira na GDN é de 25%. Os Simas não revelam quanto foi investido na nova cria.
Mas é certo que a brasileira tem a mesma vez e voz que suas parceiras, a Gerstman + Meyers Inc (EUA), a Schmidlin & Partner AG (Suíça), e a Design Partners (Canadá).
Cada uma entrou com partes iguais na GDN. Mas juntas, elas somam um grupo de 150 funcionários.
Não há regras fixas para se atender o cliente. No caso da Bayer, a Gerstman atende o pedido –depois entram a DIL e a Schmidlin para adaptar a encomenda para os mercados onde o produto será lançado.

Texto Anterior: URV entra no crédito hoje
Próximo Texto: Metas incluem muitas pesquisas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.