São Paulo, terça-feira, 12 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Umidade do solo é boa apesar da redução de chuvas

ORIVALDO BRUNINI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Embora com a redução das chuvas, a maioria dos locais se manteve com a reserva hídrica elevada, favorecendo as culturas cultivadas sob sequeiro.
As condições de colheita e de aplicação de agrotóxicos foram favorecidas na última semana, principalmente para arroz, aldogão e milho.
A irrigação suplementar é necessária para as culturas sob sequeiro. Porém, como a previsão indica entrada de frente fria, deve-se aguardar até quarta-feira e irrigar somente se o total de chuva for inferior a 30 mm.
Os plantios de culturas adequadas à época, como milho safrinha e feijão de inverno, podem ser realizados nas regiões norte e nordeste do Estado. A reserva hídrica é suficiente para garantir o sucesso inicial das culturas.
Nas regiões sudoeste e Vale do Paranapanema, o plantio de milho safrinha não deve mais ser realizado. Há probabilidade de ser afetado pelas baixas temperaturas, além do ciclo tornar-se longo.
O preparo do solo e demais atividades para o plantio de culturas de inverno, como trigo e ervilha, podem ser iniciados.
As culturas perenes estão sendo favorecidas, principalmente na colheita como citrus, cana e café.

Texto Anterior: Cadastro Rural na mira do fisco
Próximo Texto: Venda de máquina agrícola cresce 70%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.