São Paulo, terça-feira, 12 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rachadura verte água em túnel sob rio

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma rachadura de 10 centímetros está vertendo água no piso do túnel Jânio Quadros, sob o rio Pinheiros, no Itaim (zona oeste de São Paulo).
A trinca fica a 70 metros da entrada pela rua Engenheiro Oscar Americano. O vazamento foi detectado ontem de manhã.
Segundo a Emurb (Empresa Municipal de Urbanização), a causa é uma infiltração do lençol freático (água subterrânea), que faz pressão e passa por fissuras no concreto.
O responsável da Emurb pela fiscalização da obra, Akira Hakamada, 40, diz que o vazamento não representa risco.
Ele diz que a solução para o problema é a drenagem da água para a canaleta que existe na lateral do túnel, escoando a água para a casa de bombas.
A Emurb abriu ontem um furo de 2 centímetros próximo à canaleta. O objetivo é que a água saia por esse furo, secando a fenda. Se não funcionar, o túnel deverá ser interditado para a canalização da água.
O professor titular da Poli-Usp, Carlos Eduardo Moreira Massei, 52, disse que esse tipo de problema ocorre na maioria das obras e é de fácil solução.
O trânsito foi bloqueado no túnel às 8h10 e às 8h50 ontem por causa do excesso de carros. O objetivo da medida foi evitar congestionamento no local.

Texto Anterior: Rapaz que atropelou 3 crianças quer ser solto
Próximo Texto: Anchieta ficará em obras até junho
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.