São Paulo, quarta-feira, 13 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Língua é obstáculo para soft educativo

MARIJÔ ZILVETI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O grande obstáculo para o uso de programas e jogos educativos é a língua. A maioria dos produtos vendidos no país é em inglês.
Mesmo assim, podem ser usados por crianças que não tenham familiaridade com o idioma. Alguns dos programas só têm a função de educativos quando são acompanhados por educadores ou pelos pais.
Um software educativo que dispensa professores e pais é "KidPix", da Broderbund. É um programa de desenho, com recursos de pintura, que permite desenhar na tela.
Os comandos para acionar os recursos disponíveis são em inglês. Mas o programa conta também com figuras, que podem dar acesso aos comandos.
A Microsoft (tel. 011 530-4455) já está vendendo no país dois programas para crianças. Um deles é "Creative Writer". É um processador de textos, em que podem ser escritas histórias ou apenas textos.
Não há manuais nesse produto. Foram substituídos por comandos, que podem ser acionados diretamente na tela. Um obstáculo, porém, é a língua, uma vez que as explicações estão em inglês.
Mas os programas em inglês também servem como estímulo para aprender o idioma. Com "PC Globe" ou "PC Atlas", o usuário tem acesso a mapas de todos os países dos cinco continentes, além dos respectivos hinos.
Esse tipo de software serve como uma nave. Basta clicar com o mouse nos mapas para "viajar" pelo mundo e ter acesso a informações, como clima ou população. Noções em inglês sobre ecologia podem ser conferidas em "Eco Quest". Com bons recursos gráficos, a criança pode aprender o que é ecologicamente correto.

Texto Anterior: "Eu rabiscava toda a tela com tinta"
Próximo Texto: EDUCATIVOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.