São Paulo, quarta-feira, 13 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novos recursos dão mais realismo a programa que cria animação

DA REPORTAGEM LOCAL

Até o final do mês vai estar disponível no mercado mundial a mais recente versão do programa "Alias Animator", para criação de animações por computador.
Nos Estados Unidos, o "Animator 5.0" já chegou às lojas há cerca de 15 dias. Tem novos recursos que, segundo a empresa, tornam mais realistas as animações.
Agora é possível acrescentar efeitos físicos, como a força da gravidade (atração que a Terra exerce sobre os corpos) nos desenhos criados.
Com esse recurso, por exemplo, uma animação de uma bola quicando no chão vai ficar mais próxima do que acontece na vida real.
"É possível simular movimentos reais", diz Luis Arriaga, gerente comercial da Image Resources. A empresa comercializa o programa da Alias Research.
A nova versão também possibilita muitos efeitos especiais, como uma explosão, ou efeitos ópticos –aproximação ou distorção de imagens, por exemplo.
Com o "Animator" é possível fazer metamorfoses, transformando imagens em três dimensões –uma mulher pode virar uma pantera, automaticamente.
Outro recurso é a combinação e concatenação de movimentos. Quando se move o dedo de um boneco, as outras articulações envolvidas acompanham o processo.
O programa é voltado para usuários profissionais, em agências de publicidade, cinema e televisão. Criadores de jogos para videogames também estão usando o software.
O "Alias Animator 5.0" funciona com o sistema operacional (programa que comanda o funcionamento do computador) Unix, em computadores da Silicon Graphics ou IBM Risc/6.000.
O preço, nos Estados Unidos, começa em US$ 7.000. Dependendo dos módulos incluídos, pode chegar a US$ 45 mil. (RL)

ONDE ENCONTRAR
IMAGE RESOURCES: tel. (011) 829-8200

Texto Anterior: Computador portátil vira micro de mesa
Próximo Texto: Superficialidade prejudica Schubert em multimídia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.