São Paulo, quarta-feira, 13 de abril de 1994
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Professor desaconselha uso

DA REPORTAGEM LOCAL

O professor Valdemar Setzer, do Departamento de Ciência da Computação da USP, considera que o uso do computador por crianças pode ser prejudicial.
"A criança só deveria exercer o tipo de pensamento matemático exigido para se usar o computador quando tivesse a capacidade de abstração adequada", afirma.
Isso não ocorre antes do fim do 1º grau, diz Setzer. "Não se deveria fazer uma criança usar um computador se na idade dela não tem cabimento ela aprender o que é uma prova formal de um teorema. A analogia é perfeita", diz.
No 2º grau, o jovem tem contato com a matemática abstrata. "Começa a trabalhar com logaritmos, com trigonometria, faz cada vez mais abstrações. É quando deveria começar com o computador".
Para Setzer, o uso de micros por crianças "é prejudicial e deve estar produzindo problemas terríveis". Segundo ele, "criança pequena deveria jogar bola, brincar de pegador e não ficar sentada, como um adulto, digitando".
Ele conclui: "Muita gente está com o computador em casa porque acha que é ótimo. É bom eles saberem que há pelo menos uma pessoa no mundo que acha isso uma tragédia". (RL)

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