São Paulo, sexta-feira, 15 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

Los Gatos proíbe biquíni em festa

MAURICIO STYCER
ENVIADO ESPECIAL A SAN FRANCISCO

A cidade de Los Gatos, onde a seleção brasileira vai se hospedar durante a Copa do Mundo, criou um Comitê de Recepção aos Brasileiros para estudar como absorver o impacto da chegada de esperados 10 mil torcedores.
Em sua última reunião, no dia 30 de março, o comitê decidiu que as dançarinas do Brasil, convidadas para uma festa de Carnaval na cidade, nos dias 25 e 26 de junho, não poderão usar biquíni.
O Brazilian Host Committee, presidido pelo prefeito Randy Attaway, também decidiu não alterar as leis municipais que regulam o horário de fechamento dos restaurantes e as restrições para fumantes em locais públicos.
Os turistas brasileiros na Copa terão que se habituar aos seguintes horários: durante a semana, os restaurantes fecham às 22h; aos sábados, as portas permanecem abertas uma hora a mais.
"Queremos ser bons anfitriões, mas também temos que proteger os nossos moradores", justificou o prefeito Attaway em entrevista ao "Los Gatos Weekly Times", o único jornal da cidade.
Nessa mesma entrevista, Attaway explicou a restrição ao uso de biquínis nas ruas por brasileiras: "Queremos fazer algo que as nossas famílias possam apreciar".
Uma das mais ativas integrantes do Comitê de Recepção aos Brasileiros é Susan Strehlow, diretora-executiva da Câmara de Comércio de Los Gatos.
Susan é uma das organizadoras do Carnaval de Los Gatos. Ela informa que, como tudo na cidade, o horário de duração da festa será espartano: das 10h às 19h.
Além de sambistas brasileiras, o Carnaval contará com barraquinhas vendendo comida e bebida, além de artesanato local e suvenires com os dizeres, em português: "Boa Sorte Brasil".
A Câmara do Comércio está oferecendo a todos os 50 restaurantes e lanchonetes de Los Gatos a possibilidade de traduzirem seus cardápios para o português.
Susan Strehlow também está promovendo palestras com comerciantes locais sobre os hábitos e interesses dos brasileiros. "Queremos que Los Gatos seja o segundo lar dos turistas brasileiros", diz.
Outra preocupação da Câmara do Comércio é a limitada capacidade da rede hoteleira de Los Gatos: apenas nove hotéis com um total de não mais de 300 leitos.
Hotéis de cidades vizinhas ou próximas, como San Jose, Saratoga, Campbell e Santa Clara (esta última, onde a seleção fará seus treinos), estão sendo contactados pela Câmara para informar se dispõem de vagas durante a Copa.
Antes do Carnaval, no dia 27 de maio, data prevista da chegada da seleção brasileira, haverá uma cerimônia oficial de hasteamento da bandeira do Brasil.
A razão do nome
Instalada no vale de Santa Clara, ao sul de San Francisco, Los Gatos foi fundada por missionários ainda no século 18. Deixou de ser um vilarejo e ganhou o status de "town" (cidade) em 1887.
Há várias lendas sobre o porquê do nome Los Gatos. A mais aceita é que a cidade deve seu batismo aos gatos selvagens que habitavam o vale à época da fundação.

LEIA MAIS
Sobre a Copa na pág. 6

Próximo Texto: Vila Felice é "4 diamantes"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.