São Paulo, sexta-feira, 15 de abril de 1994 |
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Ultrapassagens são difíceis
FLAVIO GOMES
A largura da pista japonesa varia entre de 12 metros e a 15 metros. Um carro de F-1 tem largura máxima permitida de 2,15 metros. Teoricamente, nos pontos mais estreitos o circuito de Aida comportaria pelo menos cinco carros. Por que, então, os pilotos consideram a pista tão apertada? A resposta está no que se chama de "leito útil" da pista, ou seja, aquela faixa de asfalto que pode ser utilizada sem que o piloto corra o risco de perder o controle do carro nas curvas ou freadas. As pistas mais largas –Interlagos, por exemplo, têm pontos com até 25 metros de largura–, esse trilho é também maior. Em circuitos como o de Aida, sair do trilho é quase um suicídio. Fora dele, a pista fica suja, com pedaços de borracha dos pneus, areia ou pequenas pedras. No leito útil, o asfalto fica emborrachado pela constante passagem dos carros e, por consequência, a aderência aumenta.(FG) Texto Anterior: Benetton grava teipe do circuito Próximo Texto: Tempos do treino de ontem no Japão Índice |
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