São Paulo, sexta-feira, 15 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa foi ativa nos 50

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Companhia Vera Cruz foi a mais ambiciosa tentativa de criar uma indústria cinematográfica no Brasil.
Fundada em 1949 pelo empresário Franco Zampari, com apoio da elite paulista, a companhia foi à falência seis anos depois, afundada em dívidas. O Banco do Estado (atual Banespa) assumiu o controle acionário da empresa, mantido até 1984.
Durante sua efêmera existência, a Vera Cruz produziu 18 longas-metragens, entre eles clássicos como "O Cangaceiro", "Caiçara" e "Floradas na Serra".
Dirigida em sua primeira fase pelo cineasta Alberto Cavalcanti, a Vera Cruz importou diretores e técnicos europeus e montou uma invejável infra-estrutura, com equipamentos modernos e uma área de 100 mil m2.
Além do gigantismo dos estúdios americanos, a Vera Cruz copiou também o modelo hollyoodiano de "star system". Entre as estrelas da companhia estavam Marisa Prado, Ilka Soares, Anselmo Duarte e Alberto Ruschel.
Diretores como Lima Barreto, Adolfo Celi e o próprio Cavalcanti trabalharam para o estúdio. (José Geraldo Couto)

Texto Anterior: Estúdio da Vera Cruz será recuperado
Próximo Texto: Kathleen Turner vira mãe assassina em "Serial Mom", de John Waters
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.