São Paulo, sexta-feira, 15 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Baianos movimentam Londres

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

Se Londres não vai à Bahia, a Bahia vem a Londres. De 1º de maio a 1º de junho a "baianidad" baixa em peso na capital britânica para o Festival da Bahia.
A maior atração é o show conjunto de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia no Royal Albert Hall, em 1º de junho. Dos 5.000 ingressos colocados à venda antecipadamente, mil já foram vendidos.
O festival foi idealizado e está sendo organizado pela instituição Brazilian Contemporary Arts (BCA), com o apoio da embaixada brasileira.
Patrocinadores
Os custos são avaliados em cerca de US$ 450 mil. A maior parte do dinheiro veio dos cinco principais patrocinadores: Governo da Bahia, empreiteira Odebrecht, Petrobrás, Varig e o West Merchant Bank.
A extensa programação inclui palestras do escritor baiano Jorge Amado, do fotógrafo francês Pierre Verger e da ialorixá Mãe Estela, entre outros.
O festival começa com a exposição "Imagens da Bahia", no Barbican Center, com obras de Carybé, Mario Cravo Neto, Pierre Verger e Luiz Figueiredo.
Cinema
No mesmo local serão exibidos filmes como "Vidas Secas", de Nelson Pereira dos Santos, "Os Fuzis", de Ruy Guerra, e o documentário inédito "Bahia of All Saints", produzido este ano pela TV BBC.
A programação ainda inclui show da banda Araketu, exibições diárias de capoeira, uma feira de artesanato baiano e, não podia faltar, a comida típica da terra. Uma semana de vatapá, caruru e afins no restaurante Trader Vic's.
Planejamento
A diretora da BCA, Edna Crepaldi, disse que começou a planejar o evento há cinco anos.
A idéia de reunir Caetano, Gil, Gal e Bethânia surgiu antes do reencontro deles em show e desfile da Mangueira este ano, disse Crepaldi à Folha. Gil, patrono da BCA, deu uma força.
A noite dos Doces Bárbaros (nome que os quatro astros baianos adotaram em shows na década de 70) será o clímax do festival.
Eles serão acompanhados por 50 sambistas da Mangueira. O duque de Kent, primo da rainha Elizabeth 2ª, já confirmou sua presença.

Texto Anterior: LARA GERIN
Próximo Texto: Embaixada leva dança e pintura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.