São Paulo, sábado, 16 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inverno chegou mais cedo em 94

DA REDAÇÃO

Se por um lado os lojistas querem queimar tudo o que sobrou, por outro, sobrou muito pouco. Quem deixar para depois pode acabar ficando na mão.
Esse "inverno precoce", em termos de moda, foi comprovado por estudos feitos na Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), no último mês.
Segundo dados da Fipe, houve uma antecipação nas liquidações de vestuário este ano com relação ao ano passado. O setor de vestuário inclui vários artigos. Entre eles, roupa feminina, masculina, infantil, calçados, tecidos e aviamentos, relógios e jóias.
Para o cálculo de inflação do setor compara-se a média dos preços de cada um desses itens, nos últimos trinta dias, com os trinta dias imediatamente anteriores.
Para essa média, cada item tem um peso específico no cálculo geral. As roupas femininas têm o maior peso e influem mais. Em seguida vem os calçados.
Pelos cálculos da Fipe, a categoria vestuário começou a subir este ano na primeira semana de abril. A principal causa deste aumento foi a chegada da coleção de inverno. No ano passado, este mesmo aumento só foi notado na primeira semana de maio.
Em março, o vestuário estava com um aumento acumulado de 28,43%, contra 41,94% da inflação geral. A diferença então entre os dois índices era de 13,51 pontos percentuais.
Já na primeira semana de abril, a taxa de aumento do vestuário estava em 34,35 pontos percentuais, contra os 43,17 da inflação. A diferença diminuiu para 8.82 pontos percentuais. Este aumento do vestuário é considerado alto porque o vestuário aumentou 5,92% enquanto a inflação, no mesmo período, aumentou 1,23%.
A roupa de inverno é proporcionalmente mais cara que a de verão. Na sua fabricação gasta-se mais tecido e os tecidos são mais espessos e quentes.
Espera-se um aumento de 50% no setor de vestuário para o mês de abril. É um número significativo, considerando-se que de cada CR$ 100 gastos pelo brasileiro, CR$ 9 são gastos em roupas.

Texto Anterior: Roupas e cores básicas evitam erro
Próximo Texto: Feira vende trabalho de 60 artesãos no domingo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.