São Paulo, sábado, 16 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Benetton se adapta melhor

DO ENVIADO ESPECIAL

As ondulações das pistas se transformaram na maior arma da Benetton para derrotar a Williams no Mundial deste ano.
A mudança do regulamento da F-1, que proibiu equipamentos como suspensões ativas, pegou a equipe de Senna no contrapé.
As suspensões ativas, controladas por computador, tinham como função manter o carro a uma altura constante do solo.
Isso possibilitava um aproveitamento quase total do potencial aerodinâmico do chassi.
A Williams foi a equipe que melhor desenvolveu os sistemas de suspensão ativa. Com seu fim, voltou a usar amortecedores e molas convencionais.
Com esses equipamentos, nas pistas onduladas, o F-1 salta como um carro de rua quando passa num buraco.
A Williams teve dificuldades para voltar às suspensões convencionais (ou passivas) porque os seus carros dos últimos três anos usavam suspensão ativa.
Já a Benetton trabalhou com molas e amortecedores até 92. Só em 93, passou as ativas. O caminho de volta foi mais fácil. (FG)

Texto Anterior: O que pode acontecer
Próximo Texto: Schumacher fica decepcionado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.