São Paulo, sábado, 16 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Animais ameaçados vão virar bichos de pelúcia; Carros regulados ajudam o ar das grandes cidades; Governos querem limpar os rios e o mar; Próxima reunião da Eco-92 vai ser em maio

DANIELA CHIARETTI
DA REDAÇÃO

Animais ameaçados vão virar bichos de pelúcia
A lista de animais que correm o risco de desaparecer das matas brasileiras está crescendo. Há quase 200 espécies ameaçadas. Muitos tipos de plantas também podem se extinguir.
Os animais desaparecem porque a floresta, que é a casa deles, está sumindo. É lá, também, que eles encontram comida.
A WWF é uma entidade ambientalista que se preocupa com os animais ameaçados no mundo todo. O símbolo da WWF é o urso-panda.
A WWF vai lançar no Brasil uma linha de bichos de pelúcia com os animais brasileiros em risco de extinção. O mico-leão-dourado, a ararinha azul, a onça-pintada, a preguiça e o tamanduá-bandeira vão ser vendidos em lojas de brinquedos no segundo semestre.
O boto-cor-de-rosa e a tartaruga-verde também vão ser feitos em pelúcia. Você pode escrever para a WWF em Brasília.(DC)

WWF - Fundo Mundial para a Natureza : SHIS EQ QL 6/8, Conjunto E, 2.º andar, CEP 71620- 430, Brasília, DF, Brasil, tel. (061) 248.2899.

Carros regulados ajudam o ar das cidades grandes
A poluição do ar é um dos maiores problemas de cidades grandes como São Paulo. Os automóveis e as chaminés das fábricas sujam o ar com gases químicos.
No inverno, quando chove menos e os ventos não conseguem levar a poluição embora, muita gente fica com o olho ardendo, com tosse e com dificuldade para respirar.
O governo deve ver se as empresas e os carros têm equipamentos que funcionam como filtros e limpam os gases que vão para o ar. Todos podem colaborar deixando seus carros bem regulados.

ÁGUA
Governos querem limpar os rios e o mar
A maioria dos rios brasileiros está poluída. Os rios que passam pelas cidades estão sujos com os esgotos das casas. Em muitas praias a água do mar também não é limpa.
As indústrias poluem os rios jogando produtos químicos. Nos garimpos, onde pessoas procuram ouro, os rios ficam sujos com uma substância química chamada mercúrio e todos os peixes morrem.
Mas alguns destes problemas começam a ser resolvidos. Em São Paulo o governo e entidades estão tentando limpar o rio Tietê e o rio Pinheiros. No Rio de Janeiro, o governo quer limpar a Baía da Guanabara.

Próxima reunião da ECO-92 vai ser em maio
Na ECO-92, representantes de governos de todos os países do mundo foram ao Rio de Janeiro discutir os problemas ambientais da Terra.
Foram assinados vários acordos importantes. Um deles, a Convenção da Biodiversidade, procura proteger os animais e as plantas.
A Agenda 21 fala dos oceanos, dos desertos, da atmosfera, das florestas e de muitas outras coisas. Ela é uma espécie de lista de compromissos dos países com o meio ambiente para os próximos anos.
Durante a Eco-92 todo mundo ouviu falar de uma idéia nova, o desenvolvimento sustentável. Isto quer dizer, por exemplo, que os países devem crescer usando as riquezas que existem em suas florestas, mas sem destruir as matas nem acabar com as riquezas. Assim, nossos filhos vão poder usá-las também, e os filhos dos nossos filhos, e assim por diante.
Todos os anos um grupo de países se reúne para checar se as promessas feitas na ECO-92 estão sendo cumpridas. A próxima reunião vai acontecer em maio, em Nova York, nos Estados Unidos.

Texto Anterior: Como ajudar a conservar a Terra
Próximo Texto: Aulas ensinam a fazer rádio e brinquedos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.