São Paulo, sábado, 16 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gravadora vai lançar novos discos do Nirvana

MARCEL PLASSE
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Gravadora dvai lançar novos discos do Nirvana
O suicídio de Kurt Cobain aumentou as vendas do grupo Nirvana. O último LP, "In Utero", vendeu mais 40 mil cópias após a confirmação da morte do líder da banda, na sexta passada.
Nirvana lançou quatro álbuns, todos no catálogo da gravadora Geffen. Mas tem músicas espalhadas por diversas coletâneas e singles, em meia dúzia de selos.
A Geffen não deve demorar a reunir as faixas avulsas num LP. Ainda em 94, a gravadora solta o álbum "Unplugged" e o último single, "Pennyroyal Tea".
No topo da lista de culto, está o CD "Hormoaning", que combina o lado B do single "Smells Like Teen Spirit" e uma sessão gravada para a Radio One, da rede inglesa BBC. Saiu só no Japão, em 92.
Três das seis faixas de "Hormoaning" foram parar na primeira coletânea da banda, "Incesticide" (92). Sobraram o lado B "Even in His Youth" e os covers "Turnaround" (Devo) e "D7" (Wipers).
Nirvana gravou o segundo cover da banda punk Wipers, "Return of the Rat", no tributo "Fourteen Songs for Greg Sage and the Wipers", do selo Tim/Kerr, em 93.
Fez mais dois covers: "Do You Love Me", do Kiss (no tributo "Hard to Believe"), e "Here She Comes Now", do Velvet Underground (em "Heaven and Hell, Vol. One", uma série de três tributos ao V.U., depois condensados no disco "15 Seconds").
Para o selo Touch & Go, cedeu "Oh, The Guilt", que entrou num split single (compacto dividido) com o grupo Jesus Lizard, em 93.
Para a luta contra a Aids, deu a música "Chorus, Verse, Chorus", lançada na coletânea "No Alternative" (93), sem créditos.
A última faixa, "I Hate Myself and I Want to Die", saiu no LP "The Beevis and Butt-head Experience" (93), caça-níqueis baseado em desenho animado da MTV.
Nos lados B dos singles da Geffen, ainda existem "Curmudgeon" (em "Lithium"), "Marigold" (em "Heart-Shaped Box") e "M.Z." (em "All Apologies").
Na discografia pirata, o CD italiano "Europe 1991" traz as desconhecidas "Talk to Me" e "Takes a Time". O holandês "Firework Night" (91) inclui o cover de "Jesus Wants Me for a Sunbeam", dos Vaselines, que também está no "Unplugged" da MTV.
Sem o Nirvana, Kurt Cobain aparece nos discos "The Winding Sheet"(90), de Mark Lanegan, "Houdini" (93), dos Melvins, e "The 'Priest' They Called Him" (93), com William S. Burroughs.
E sorri, numa foto tirada na infância, na capa do single "Beautiful Son", da banda Hole, liderada por sua viúva, Courtney Love.

Texto Anterior: Viver a dor serve para matar o mal
Próximo Texto: Dois seriados estréiam amanhã na Record
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.