São Paulo, sábado, 16 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disputa racha governo de coalizão japonês

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Disputas internas ameaçam romper o governo de coalizão do Japão, que deve indicar o novo premiê do país após a renúncia de Morihiro Hosokawa há oito dias.
Por causa da ausência de um nome forte dentro da aliança, o ex-chanceler Michio Watanabe, líder de uma facção do PLD (Partido Liberal Democrático, o principal da oposição), se tornou um dos nomes favoritos para o cargo.
Ele se disse disposto a criar novo partido e se unir a Tsutomu Hata, inicialmente cotado para ser o novo primeiro-ministro, mas cujo nome provocou racha na coalizão.
Hata é o atual chanceler japonês e está em Marrakech (Marrocos) para a reunião de assinatura do documento final da Rodada Uruguai.
Cinco deputados abandonaram ontem o PLD e outros cinco anunciaram que deixarão o partido. Os liberal-democratas governaram o Japão por 38 anos, até serem derrotados no ano passado pela aliança opositora que levou Hosokawa ao poder.
Enquanto os partidos não chegam a um acordo, Hosokawa permanece no governo.

Texto Anterior: Parlamento italiano estréia com impasse
Próximo Texto: Guerrilha do Líbano ataca o norte de Israel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.