São Paulo, domingo, 17 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fio "Maravilha" prevê fracasso da Copa

MAURICIO STYCER

Fio 'Maravilha' prevê fracasso da Copa

O ex-jogador, hoje entregador de pizzas em San Francisco, diz que norte-americanos não gostam de futebol

Do alto de uma longa experiência nos EUA, onde vive desde 1978, o ex-jogador João Batista de Sales –o Fio "Maravilha" da canção de Jorge Ben– prevê o fracasso da próxima Copa do Mundo, que começa dia 17 de junho, em Chicago.
"Por que o beisebol não dá certo no Brasil? Nem fazendo uma Copa do Mundo de beisebol no Brasil o esporte ia pegar. O futebol não é o esporte do norte-americano", diz Fio.
Cabelos grisalhos, 49 anos, Fio conversou há dez dias com a Folha de pé, na porta de seu local de trabalho, a North Beach Pizza, uma movimentada pizzaria no bairro italiano de San Francisco.
Fio é um dos entregadores de pizza da casa e, dependendo do movimento, tira entre US$ 2.200 e US$ 2.800 por mês.
Casado pela terceira vez, pai de um casal de filhos –o mais velho, João Carlos, 25, estuda cinema–, Fio não pensa mais em voltar a morar no Brasil. "Minha vidinha está tranquila aqui."
Vivendo em situação legal nos EUA, Fio e família passaram as últimas férias na Europa. "Depois que decidi que não precisava mais juntar dinheiro para voltar ao Brasil, minha vida melhorou", conta.

Folha - Como você chegou aqui?
João Batista de Sales (Fio) - Em 1978, fui jogar no New York Eagles. Fiquei quatro meses. Fui para Los Angeles, joguei alguns meses no Montebelo Panthers. Aí, vim para San Francisco e fiquei. Futebol não dá certo nos EUA.
Folha - Como você se virou em San Francisco?
Fio - Fui lavar pratos no restaurante Old Suisse House. Fiquei dois anos lavando pratos, depois virei ajudante de cozinheiro. No total, trabalhei nove anos lá. Depois, vim para esta pizzaria. Estou há sete anos aqui.
Folha - Está satisfeito?
Fio - A vidinha está tranquila aqui. Também mostro San Francisco para turistas brasileiros. Pego um grupo e levo no meu carro. Conheço bem a cidade. Na Copa, vou alugar um carro grande, com oito a dez lugares.
Folha - Você soube que a torcida do Botafogo comemora os gols do atacante Túlio cantando "Túlio maravilha, nós gostamos de você"?
Fio - É brincadeira! Bagunçaram a música... Só rindo.
Folha - Você sabe que o Jorge Ben tirou o seu nome da música?
Fio - Agora que ele tirou todo mundo já sabe quem é o Fio. Fiquei na lembrança do povo. Só pelo futebol, eu não seria tão conhecido.
Folha - Por que você processou o Jorge Ben?
Fio - Ninguém processa alguém que faz uma coisa boa para você.
Folha - O que aconteceu?
Fio - Eu procurei saber quais eram os meus direitos, na época. O meu advogado procurou o Jorge Ben para saber se eu tinha direitos a receber. Ele estava muito ocupado, não atendeu a gente. Então, o advogado foi à Justiça saber quais eram os meus direitos.
Folha - Como você se sente, depois de tanta fama, ganhando a vida como entregador de pizza em San Francisco?
Fio - Tem muita gente no Brasil que acha que eu sou dono de restaurante. O pessoal me pede emprego no meu restaurante.
Você acha que a Copa do Mundo vai dar certo?
Fio - O futebol não existe aqui nos Estados Unidos. Em termos de negócio, talvez funcione. Passada a Copa, o futebol vai acabar.
Folha - Por que o futebol não dá certo nos EUA?
Fio - Por que o beisebol não dá certo no Brasil? Nem fazendo uma Copa do Mundo de beisebol no Brasil o esporte ia pegar. O futebol não é o esporte do americano.
Folha - Você acha que foi um bom jogador?
Fio - Não fui dos piores... Sempre gostei do futebol-arte. Nunca fui titular em time do Zagalo.
Folha - Por quê?
Fio - O Zagalo nunca gostou de atacantes.
Folha - O que você acha da seleção do Parreira?
Fio - A seleção depende muito da criatividade do meio-campo. Não sei se é azar meu, mas nunca vi o Raí jogar bem.
Folha - E o ataque?
Fio - Bebeto e Romário sozinhos lá na frente pode ser fácil em jogo amistoso. Quero ver na Copa.
Folha - Está desanimado?
Fio - Nunca vi o Brasil sair para empatar. Nessas eliminatórias, eu vi isso. Fiquei abismado. O Brasil ir à Bolívia para empatar. E perder! Come on!!!
Folha - Você planeja visitar a seleção na concentração?
Fio - Lógico. Mas tem gente que nem vai me reconhecer. Muita gente diz que, com essa dentadura, eu não sou eu. Sou o falso Fio.

Texto Anterior: Emerson procura manter hoje liderança na F-Indy
Próximo Texto: Atacante foi titular do Fla
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.