São Paulo, domingo, 17 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

raivosos, radicais, RACIONAIS MCs

SÉRGIO DÁVILA

KL Jay marca "um apontamento" no primeiro bar da av. 9 de Julho, sentido centro-Jardins. De lá, o repórter da Revista da Folha deve seguir seu Opalão bala, quatro portas, até o epicentro do bairro de Capão Redondo, a 30 km da Sé. No volante, Edy Rock. Os dois são negros, foram office-boys, moram na periferia e fazem parte do maior fenômeno da música atual em São Paulo: o grupo de rap Racionais MCs.
Com 80 mil cópias vendidas do último disco, "Raio X Brasil", três músicas nas listas das dez mais pedidas das grandes FMs paulistanas e seis shows marcados por fim-de-semana até o final do semestre, o quarteto é o líder do rap paulistano, estilo musical derivado do funk que canta letras vociferando sobre uma base musical pré-gravada. O movimento é até antigo em São Paulo, mas há coisa de um mês começou a ganhar a "rive droite", os Jardins, a classe média, os clubs, ou, como eles preferem, "a playboyzada".
Além de KL Jay, 24 (disc-jóquei) e Edy Rock, 23 (vocal), os Racionais são Mano Brown, 23 (líder, vocal e letras), e Ice Blue, 23 (vocal e letras). Estes dois esperam nas mesinhas de ferro da sorveteria Karina, no Capão Redondo. "E aí, mano, pela ordem?", cumprimenta Brown. Ele é o porta-voz do grupo que começou em 1989, nos encontros de música negra da estação São Bento do metrô, e já gravou três discos, três sucessos na periferia. Só com o último a coisa mudou.
Tudo começou com Gabriel O Pensador, no último verão. O rapper branco carioca, filho da jornalista Belisa Ribeiro, estourou nas paradas do ano passado com "Lôrabúrra", "Tô Feliz (Matei O Presidente)" e "Retrato de Um Playboy (Juventude Perdida)". Se não é exatamente adorado no meio "autêntico", que acha que ele canta coisas que não viveu, Gabriel teve o mérito de levar o rap ao "Fantástico", ao "Faustão", às grandes gravadoras (ele é da Sony Music e já vendeu 200 mil cópias de seu CD).
Agora, Columbia, Jovem Pan 2 e MTV, para pegar três exemplos, tocam "Fim-de-Semana No Parque", "Mano na Porta do Bar" e "Homem na Estrada", furiosos hits dos Racionais MCs, libelos contra as pessoas que frequentam exatamente a casa noturna dos Jardins, ouvem a FM dos mauricinhos e assistem à emissora dos endinheirados.

Próximo Texto: concurso escolhe melhor FACHADA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.