São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

Reféns de Minas são soltos após 69 h

HELCIO ZOLINI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CONTAGEM (MG)

Após quase 69 horas confinados num banheiro de menos de quatro metros quadrados, os três presos amotinados da Penitenciária de Segurança Máxima de Contagem (na Região Metropolitana de Belo Horizonte) se renderam ontem, no início da tarde.
Eles libertaram os quatro reféns, que mantinham desde as 16h de quinta-feira no cubículo, sem água, luz e comida.
O quinto refém havia sido trocado no final da tarde de sábado, por sete copos de água e sete sanduíches. Os presos se renderam por volta das 13h.
Em troca da rendição, os rebelados -Wellington Moreira da Silva, 39 (o "Leitão"), Ricardo Fróes, 29, e Valmir Lucas Gomes, 44,- exigiram ser transferidos para a Presídio Santa Terezinha, em Juiz de Fora.
Eles exigiram também que fossem acompanhados até Juiz de Fora pela advogada Flávia Pires dos Santos, que havia sido tomada como refém e pelo promotor de Justiça, Gilvan Alves Francisco.
Eles foram levados para Juiz de Fora às 14h45 num microônibus da polícia, escoltados por carros da polícias e um helicóptero.
Os ex-reféns –a enfermeira Andrea Olisiere, a telefonista Deusdalma Aparecida Santos e o operador de rádio Otacílio dos Santos– deixaram o presídio em ambulâncias para serem internados no Hospital Militar.
Eles ficaram em observação mas, segundo os médicos, poderiam receber alta ainda ontem.
Segundo o comandante de policiamento de Belo Horizonte, coronel Edvaldo Piccinini, os presos decidiram se render por volta das 11h. "Eles estavam cansados, com sede e feridos. Às 12h30 eles comunicaram que haviam entregue quatro facas para os reféns e pediam a presença do promotor para se entregar."
Enquanto mantinham os reféns, os presos exigiam um carro-forte para fugir.

Próximo Texto: Minas Gerais 1; 2; 3; 4; SP Interior 1; 2
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.