São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

Máquina de fraldas faz dinheiro

FILOMENA SAYÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Fralda descartável pode ser sinônimo de ganho e não de perda no orçamento doméstico. Foi pensando nisso que o engenheiro eletromecânico Jorge Spunberg, 51, criou a Fralda-Maq há dois anos.
A empresa faz máquinas de produzir fraldas e absorventes higiênicos descartáveis para serem instaladas em qualquer ambiente –de uma casa, edícula ou até escritório.
A idéia do engenheiro vai além de atender as necessidades de um casal com filho que pretende economizar. Segundos seus cálculos, a economia é de 20% para um casal com um filho.
Com uma tarde de trabalho pode-se fazer fraldas, babadores e protetores de seios para a mãe que amamenta que serão usados durante todo o mês.
Além de fabricar produtos para uso próprio, o casal pode vender a produção extra entre amigos e vizinhos. É um jeito de engordar as finanças da casa.
Quem pretende tirar maior proveito do equipamento pode ainda colocá-lo a todo vapor. Spunberg diz que, usado oito horas por dia, vira uma microempresa com um empreendedor no seu comando.
Na ponta do lápis, a máquina (tipo manual) produz, em média, uma fralda por minuto. No final do mês, isso totaliza 10 mil fraldas.
Isso significa um lucro de até 0,10 URV por fralda –ou 1.000 URVs por mês.
Para se obter esse ganho, o empreendedor precisa vender a fralda a um valor entre 0,25 e 0,30 URV. O preço médio de venda de cada fralda descartável industrial –Johnson & Johnson ou Kenko– é de US$ 0,37.
Spunberg diz que até um adolescente pode operar a máquina, "uma cópia, em miniatura, das utilizadas pelas grandes indústrias", explica.
A Fralda-Maq vende três tipos de equipamentos. O mais simples, manual, é vendido por 360 URVs e precisa ser colocado sobre uma mesa. Outro tipo, também manual, tem pés e custa 518 URVs. A máquina automática, equipada com motor, produz até quatro unidades por minuto.
Para quem tem receio de não saber operar o equipamento, a Fralda-Maq dá um treinamento de um dia gratuito. E quem morar em outra cidade e não puder comparecer na sede, um vídeo com uma hora de duração ensina as manhas de como se fazer fraldas em casa.

PARA SABER MAIS:
Fralda-Maq - rua Tenente Pena, 286, Bom Retiro, São Paulo, tel. (011) 222-0266.

Próximo Texto: Ex-executivo abre loja de CDs importados; Linha Algemarin é vendida porta-a-porta; Portal quer entrar no Mercosul; Papelarias Dux fazem promoção com caneta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.