São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pitt-Corinthians conquista Liga nacional de Basquete

DA REPORTAGEM LOCAL

O Pitt-Corinthians quebrou a hegemonia do basquete paulista e conquistou o título da 5ª Liga Nacional Masculina de Basquete.
Voltou a vencer o Satierf-Sabesp, de Franca, pela terceira vez consecutiva, ontem, no ginásio Tesourinha, em Porto Alegre (RS), no último jogo da série melhor de cinco da decisão. Fechou a final com vitória por 99 a 92.
O time de Franca (cidade localizada 401 km ao norte de São Paulo) tinha vencido três dos campeonatos anteriores da Liga. O quarto título também pertencia a uma equipe paulista, a do Cesp-Blue Life, de Rio Claro (175 km a noroeste de São Paulo).
Na verdade, o título nacional masculino de basquete de clubes já havia sido disputado em 26 oportunidades (4 da Liga e outras 22 sob a denominação de Taça Brasil), com apenas duas vitórias de times de fora de São Paulo. O Botafogo, do Rio, ganhou a competição em 1967 e o Vila Nova, de Goiânia, em 1973 (veja quadro).
Desta vez, 17 equipes participaram da competição, das quais 8 de São Paulo, o centro mais desenvolvido da modalidade no país.
Além de paulistas, competiram times do Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. O atual campeão paulista, o Blue Life/Rio Claro, caiu nas semifinais.
Pitt-Corinthians e Satierf-Sabesp se encontraram cinco vezes na final, todas em quadras de outras equipes. No ginásio do Parque Antarctica, em São Paulo, o Satierf ganhou (95 a 92 e 97 a 96). No Tesourinha, em Porto Alegre, o Pitt venceu sexta (90 a 87), sábado (99 a 98) e ontem (99 a 92).
Com o ginásio Tesourinha (capacidade de 8.000 lugares) completamente lotado ontem, o Satierf ganhou o primeiro tempo (55 a 45), bem posicionado na defesa e evitando precipitação nos arremessos quando descia para o ataque.
O Pitt-Corinthians reagiu e empatou em 72 pontos. Faltando 5min05s para o final, com o Pitt em vantagem por 82 a 80, o técnico Hélio Rubens reclamou dos juízes –Ronaldo Procópio e Roberson Teixeira– e acabou punido com falta técnica.
O ala norte-americano Brent acertou os três lances livres (85 a 80) e, na reposição da bola em jogo (a posse de bola é do time beneficiado pela falta técnica), o Pitt ampliou a diferença para 87 a 80. O Pitt seguiu na frente até o final (99 a 92).(/asp\>(Edgard Alves)
Os campeões do Pitt - Marcionílio, Sílvio Conceicão, João Batista, Almir, Edu Gato, Brent Merrit, Oldair, Alvin Friederick, Cruxen, Magrão, Poll, Joel e Ary Ventura Vidal (técnico).
Os vice-campeões do Satierf - Chuí, Fanta, Isaías, Helinho, Fábio Pira, Demétrius, Winston Morgan, Maury, Clifford Morgan, Wagnão, Rogério, Janjão e Hélio Rubens Garcia (técnico).

Texto Anterior: Paris Saint-Germain empata com gol de Raí
Próximo Texto: Torcida faz festa sob chuva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.