São Paulo, segunda-feira, 18 de abril de 1994
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Operadoras expandem rede em São Paulo

MARIA ESTER MARTINHO
DA REDAÇÃO

Erramos: 20/04/94

No quadro publicado com esta reportagem, há duas distribuidoras com o nome Net São Paulo. A Net São Paulo só opera TV a cabo. A operadora de TV por assinatura via parabólica chama-se Net-Sat.
Operadoras expandem rede em São Paulo
A operadora de TV a cabo Net São Paulo começa a vender assinaturas no Jardim Europa e Jardim Paulistano (zona oeste de São Paulo) em quinze dias. Com estes, chega a 11 o total de bairros servidos por TV a cabo na cidade.
A Net já operava na Lapa, Pacaembu e Higienópolis. A Multicanal, outra distribuidora em operação na cidade, serve os Jardins, Portal do Morumbi, Moema, Itaim, Vila Nova Conceição e Aclimação. Juntas, elas têm em torno de 8.000 assinantes.
Nova ordem
As operadoras Net Sat e Multicanal SP integram o sistema Net Brasil, controlado pelas Organizações Globo, RBS e Multicanal.
Assim como a Net Sat –que controla operações por antena parabólica–, a Net Brasil foi criada há seis meses, quando a Globosat, que até então reunia as funções de programadora e distribuidora, passou a programar exclusivamente.
O grupo tem como principal concorrente a TVA, do grupo Abril, que opera primordialmente em MMDS (leia quadro abaixo). A empresa é dona, hoje, da maior fatia do mercado nacional já desbravado, com 150 mil assinaturas.
DigitalizaçãoNo Congresso Brasil Link 94 (leia texto nesta página), a TVA anuncia o acordo que acaba de firmar com a General Instruments, empresa norte-americana de tecnologia, para adotar o sistema de compressão digital.
A tecnologia reduz, através da digitalização de sinais, o espaço ocupado por um canal de TV no transponder –parte do satélite que recebe e emite sinais.
No sistema analógico, um canal de TV tomava a metade de um transponder. Digitalizados, 12 canais cabem no mesmo espaço –o que barateia a transmissão por satélite e aumenta sua capacidade.
O cenário de 500 canais de TV em atividade, cultuado atualmente nos EUA, só será possível graças à compressão digital.
Vantagens do atraso
Para Jonathan Baker, presidente do Brasil Link e da única empresa de consultoria que serve o mercado de TV por assinatura no Brasil, a adoção da compressão digital é prova de que há vantagem em entrar atrasado no mercado de TV paga.
"Ao contrário da Argentina, que terá que reconstruir sua estrutura para receber novas tecnologias, o Brasil já começa a operar com equipamentos que o dotam para as mais modernas atividades em TV", diz. (MEM)

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