São Paulo, terça-feira, 19 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra vai coordenar programa

DA REPORTAGEM LOCAL

O deputado José Serra (PSDB-SP) foi escolhido por Fernando Henrique Cardoso para coordenar a elaboração de seu programa de governo.
FHC também escolheu o ex-deputado Euclides Scalco (PR) para ser o coordenador nacional de sua campanha. Scalco vai escolher os coordenadores regionais.
O programa de governo de FHC deverá estar concluído até 21 de maio, quando o PSDB fará convenção para homologar a candidatura de seu candidato. Serra terá uma equipe de auxiliares.
Provável candidato ao Senado por São Paulo, Serra é considerado um dos mais próximos e influentes amigos do virtual candidato do PSDB. Se FHC se eleger, é um forte nome para o Ministério da Fazenda.
Serra conhece como ninguém o pensamento político de FHC. Muitas vezes, o relacionamento entre os dois é divergente e tenso. Além de elaborar o programa de governo, Serra será uma espécie de consultor permanente do candidato.
A escolha do ex-deputado Euclides Scalco tem também como objetivo aplacar a ira da ala esquerda do PSDB diante da virtual aliança com o PFL e da escolha do deputado Luiz Eduardo, filho do ex-governador baiano Antônio Carlos Magalhães, para vice de FHC.
Scalco sempre foi identificado com a esquerda do PSDB. Sua primeira tarefa será conversar com as bancadas do PSDB que se rebelaram contra o acordo com os pefelistas.
Somente na próxima quinta-feira FHC vai se reunir com o presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Luciano Mendes de Almeida. O candidato quer neutralizar a tendência de setores da Igreja de apoiar Lula.
Mas o acordo com o PFL não agrada o presidente da CNBB. "É uma casamento meio forçado", disse, no último domingo. "Até hoje as posições do PSDB não coincidem com as do PFL".
O encontro, que será realizado em Campinas (SP), foi marcado inicialmente para o último sábado. Mas FHC não pôde comparecer por causa da morte de seu irmão, no Rio.(Emanuel Neri)

Texto Anterior: PSDB aluga comitê por US$ 10 mil
Próximo Texto: Amin pede tempo para definir sua candidatura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.