São Paulo, terça-feira, 19 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PF recupera três obras de Portinari

Quadros foram furtados em 93

DA SUCURSAL DO RIO

A Polícia Federal recuperou no último sábado três quadros do pintor Cândido Portinari, furtados em agosto de 93 da capela Mayrink, na Floresta da Tijuca (zona norte do Rio).
Os óleos "São João da Cruz", "São Simão Stock" e "Inferno e o Purgatório" pertencem ao acervo do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).
Avaliados em US$ 300 mil (CR$ 320 milhões) cada, os quadros estavam com o italiano Vincenzo Turchetti, 50, e com Edivaldo Félix da Silva, 40, presos em flagrante por receptação.
Há dois meses, a polícia investigava os passos do italiano, suspeito de comprar carros e outros objetos roubados. Na manhã de sábado, ele foi preso com Silva e os quadros no centro do Rio.
A polícia quer saber agora quem furtou os quadros do altar da capela Mayrink, que fica no Parque Nacinoal da Tijuca. A suspeita é de que os dois presos venderiam as obras no exterior.
Foi indiciado também no inquérito o cabo da Polícia Militar Paulo Paiva, acusado de guardar as obras roubadas na casa onde mora em Campo Grande (zona oeste).
O italiano está no Brasil desde 88 e tentava agora um visto permanente. Ele morava em Copacabana com Silva, que se diz camelô. (Marcelo Migliaccio)

Texto Anterior: Estudo mostra que mau humor faz mal ao coração
Próximo Texto: Grupo faz vigília contra tráfico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.