São Paulo, terça-feira, 19 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria paulista começa abril com mais demissões

DA REPORTAGEM LOCAL

O indicador do emprego industrial no Estado de São Paulo começou o mês de abril em baixa, informou a Fiesp.
Com a demissão de 1.481 trabalhadores, o nível de emprego caiu 0,06% na primeira semana de abril em relação à semana anterior.
Para Horacio Lafer Piva, diretor do Departamento de Pesquisa da Fiesp, entretanto, esse resultado mostra "estabilidade" no nível de emprego das indústrias no Estado de São Paulo.
Segundo Piva, existem dois motivos para a dificuldade de haver contratações em massa este ano.
O primeiro são as eleições, inclusive para a Presidência da República.
O segundo são as mudanças na economia, relacionadas principalmente à introdução do novo indexador, a URV, e à expectativa de emissão da nova moeda, o real.
No ano, o índice calculado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) registra uma redução de 1,46% no nível de emprego, o que significa a perda de 34.352 postos de trabalho na indústria paulista.
A taxa acumulada dos últimos 12 meses mostra uma queda de 2,22%, significando que o setor demitiu, no período, 52.494 trabalhadores.
A pesquisa semanal da Fiesp, realizada junto a 46 sindicatos patronais da indústria paulista, mostra que oito setores tiveram desempenho positivo (as contratações superaram as demissões), 15 tiveram desempenho negativo e 23 permaneceram estáveis.
Entre os setores que contrataram estão os de massas alimentícias e biscoitos (mais 0,90%); proteção, tratamento e transformação de superfícies (mais 0,52%); e artefatos de ferro, metais e ferramentas em geral (mais 0,51%).
Entre os setores onde houve maior número de demissões estão congelados e supercongelados (menos 2,53%), forjaria (menos 0,97%) e bebidas em geral (menos 0,85%).

Texto Anterior: Pérsio Arida e a privatização
Próximo Texto: Desemprego aumenta na Grande SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.