São Paulo, terça-feira, 19 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fracassa plano de treino da seleção

MÁRIO MAGALHÃES
ENVIADO ESPECIAL A PARIS

A comissão técnica da seleção brasileira já dá como certa a ausência de alguns jogadores no início da preparação para a Copa do Mundo, dia 17 de maio.
O supervisor Américo Faria disse que é difícil prever a data de apresentação do atacante Bebeto e do volante (meio-campo com função defensiva) Mauro Silva em Teresópolis (RJ), onde a equipe treinará entre os dias 17 e 24 do mês que vem.
Outros jogadores radicados na Europa podem se atrasar. O problema inviabiliza o plano de 34 dias de treinos antes da estréia no Mundial, em 20 de junho, contra a Rússia.
Jogadores do Deportivo La Coru¤a, Bebeto e Mauro Silva devem ficar na Espanha pelo menos até 19 de maio, data marcada para o jogo de comemoração do título nacional.
O La Coru¤a tem três pontos de vantagem sobre o Barcelona, a quatro rodadas (oito pontos em disputa) do fim da competição. Seus jogos são, em tese, mais fáceis do que os do Barcelona.
O atacante Romário também pode se atrasar. Se seu time, o Barcelona passar pela semifinal e chegar à final da Copa dos Campeões da Europa, ele disputará a decisão em 18 de maio.
A resistência dos clubes europeus em ceder jogadores impedirá o técnico Carlos Alberto Parreira de escalar muitos "estrangeiros" dia 4 contra a Islândia, em Florianópolis (SC).
Hoje, ele anuncia a convocacão dos atletas radicados no exterior para a partida. A lei internacional do futebol impõe que clubes estrangeiros sejam comunicados com 14 dias de antecedência do pedido de liberação para atuação em seleções.
Amanhã, Parreira não terá Mauro Silva e Bebeto contra o Paris Saint-Germain. O La Coru¤a negou-se a liberá-los. A Confederação Brasileira de Futebol aceitou a recusa.
A CBF está empenhada numa operação diplomática para não entrar em choque com clubes europeus agora, para que o maior número possível de jogadores esteja em Teresópolis dia 17.
"É uma pequena frustração não jogar com a equipe completa, mas é melhor ter dificuldades nesse momento do que no começo dos treinos", afirmou o técnico da seleção.
O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, só soube domingo da liberação de Mauro Silva e Bebeto a pedido do La Coru¤a, que quer os jogadores descansados para a partida do Campeonato Espanhol no fim-de-semana.
Américo Faria enviou fax ao La Coru¤a, aceitando o pedido de dispensa, no sábado. Mas não conseguiu avisar Teixeira antes de este embarcar para a França.

Texto Anterior: Equipe de Carl Lewis quebra recorde; Klinsmann fica fora de amistoso; Havelange confirma candidatura única; Começa hoje o Mundial na Austrália
Próximo Texto: Rivaldo e Sampaio tentam vaga no time
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.