São Paulo, terça-feira, 19 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para bons iniciantes

É difícil tentar entender para quem a revista inglesa "The Idler" é dirigida. Olhando as partes separadas, elas dificilmente formam uma só imagem.
Por exemplo, no último número, tem (entre outras coisas) um "encontro" com Paul Bowles em Tânger, duas páginas dedicadas a sapatos confortáveis, um artigo sobre paranóia, uma análise sobre "a natureza do trabalho", a crítica de uma exposição sobre a história dos jogos eletrônicos e mais o segundo capítulo da galeria de ídolos da revista –sobre Bertrand Russell.
A princípio, "The Idler" é uma revista literária. Ou melhor, segundo a definição de seu slogan, uma revista de literatura para "loafers" (uma tradução complicada, que pode ir de "despojados" a "acomodados", passando por "mauricinhos"). Só que de literatura mesmo, ela só traz dois pequenos contos –tão pequenos que ocupam a mesma página.
A "cara" literária acaba sendo dada mais pelos nomes que contribuem para a revista. Esses nomes são na maioria de figuras emergentes no rico (e sempre pretensioso) cenário inglês, como Gavin Knight, Frank Skelton ou Will Self. E unindo todos existe a proposta de "passar" o gosto por literatura contemporânea de uma maneira que um "loafer" possa absorver.
O resultado é impecável. "The Idler" acaba tendo seus artigos lidos com sobrancelhas baixas e atenção moderada. Com essa atitude relaxada, a revista já conseguiu puxar sua circulação para 3.000 exemplares em seus tenros seis meses –nada mau para uma publicação independente no competitivo mercado inglês.
Uma idéia simples até de alguém ter por aqui também.

Texto Anterior: Elastica rejeita rótulo New Wave da New Wave
Próximo Texto: Segredos de uma idéia simples
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.