São Paulo, quarta-feira, 20 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

Inflação em URV pode ser 11% em abril, diz pesquisa

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

Inflação em URV pode ser11% em abril, diz pesquisa
Empresas estimam que aumento de preços irá atrasar chegada do real
A transição da fase de conversão da economia à URV para a entrada em circulação da nova moeda, o real, pode ser mais longa do que espera o governo.
Esta é a principal conclusão de uma pesquisa sobre as tendências econômicas de curto prazo divulgada ontem pela empresa de consultoria Price Waterhouse.
A conclusão é baseada na expectativa de inflação, medida em cruzeiros reais e em URV, de 25% das mil maiores empresas brasileiras.
Na opinião dessas empresas, a taxa de inflação em URV será de 11,1% em abril, 8,3% em maio e de 7% em junho.
Irineu De Mula, sócio da Price Waterhouse, disse que a expectativa de inflação em URV é "desastrosa" para a viabilidade do programa de estabilização.
"Não diria que o plano nasce morto, mas com a inflação em URV nesses níveis vai levar mais tempo para dar certo", afirmou.
As previsões sobre a taxa de inflação foram feitas em dezembro e janeiro, quando foi realizada a 17ª pesquisa "Indicadores Conjunturais", da Price Waterhouse.
"Se os empresários acertarem a inflação em URV, como acertaram a taxa em cruzeiros reais para abril, estamos perdidos", disse De Mula.
A pesquisa mostra, porém, sinais de otimismo para o comportamento da economia em 1994.
Na avaliação das maiores empresas do país, o ritmo de crescimento em termos de faturamento bruto deverá se manter este ano.
Em 93 com relação a 92, o crescimento foi de 11,7%. A previsão para este ano é de crescimento de 11,6% com relação a 93.
Mas a expectativa de utilização de mão-de-obra não acompanha o ritmo de crescimento do faturamento bruto das empresas.
A previsão de aumento no número médio de empregados no primeiro semestre de 94 com relação ao segundo semestre de 93 é de apenas 0,7%.

LEIA MAIS
sobre a pesquisa de tendências na pág. 2-3

Próximo Texto: Primeiros cálculos; Melhor desempenho; Voando alto; Pé no chão; Aposta firme; Questão social; Efeito indesejado; Outra interpretação; Quem é quem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.