São Paulo, quarta-feira, 20 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

Nixon perde a fala e movimentos

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

O ex-presidente dos EUA, Richard Nixon, 81, está impossibilitado de falar e perdeu os movimentos da parte direita do corpo.
Essas foram as consequências diretas do derrame cerebral que sofreu no final da tarde de anteontem em sua casa em Nova Jersey.
Sua condição foi descrita como "estável" pelo doutor Michael Giordano em boletim divulgado às 16h05 no New York Hospital-Cornell Medical Center, onde Nixon passou a noite na unidade de terapia intensiva.
Ontem mesmo ele seria transferido para um quarto. "Ele está consciente, alerta e de bom humor. Está fora de grande perigo", informou o boletim.
Nixon foi o 37 presidente dos EUA. Ocupou o cargo entre janeiro de 1969 e agosto de 1974, quando renunciou à Presidência (o primeiro e único nos EUA a renunciar) em meio ao escândalo de Watergate. Nixon, Republicano, apareceu como um dos envolvidos nas investigações sobre espionagem no Partido Democrata.
A ex-primeira-dama dos EUA, Jacqueline Kennedy Onassis, está internada no mesmo hospital que Nixon. Segundo a Folha apurou, ela sofreu uma cirurgia no final da semana passada provocada pelo sangramento de uma úlcera.
Jacqueline é ex-mulher do ex-presidente John F. Kennedy, que venceu Nixon nas eleições presidenciais norte-americanas em 1960 e foi assassinato em Dallas há 30 anos.
O ex-secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger, afirmou ontem durante visita ao hospital que "não ficaria surpreso se ele (Nixon) se recuperasse muito rapidamente".
Derrames (causados pela insuficiência de circulação sanguínea em determinadas parte do corpo) são a terceira principal causa de mortes nos EUA. Atingem 500 mil pessoas todos os anos, matando um terço delas.

Próximo Texto: Cingapura decide hoje se perdoa americano condenado a chibatadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.