São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Baraka' traz mito em dezenas de países

MARCO CHIARETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

'Baraka' traz mitoem dezenas de países
Filme: Baraka - Um Mundo Além das Palavras
Direção: Ron Fricke
Duração: 96 min
Onde: Cine Vitrine

"Baraka" traz uma fórmula já vista em São Paulo dez anos atrás. Uma sucessão vertiginosa de imagens mostra, em locações feitas em 24 países, as manifestações do mito, da religião e do espírito pelo mundo. O filme foi fotografado e dirigido por Ron Fricke, que trabalhou com Godfrei Reggio em "Koyannisqatsi", em 1983. O filme de Reggio é o referencial imediato do filme de Fricke.
"Baraka" quer dizer benção em árabe. A idéia de Fricke foi mostrar, usando somente imagens e a trilha sonora de Michael Stearns, algo de comum entre culturas diversas, construções humanas distintas e cenários naturais.
As filmagens duraram 14 meses. Os cenários incluem as favelas do Rio e a Amazônia, as cataratas do Iguaçu e os peregrinos em volta da Pedra Sagrada na Meca, um impressionante conjunto de aviões de guerra num deserto norte-americano e formas indianas de religiosidade.
Fricke vai a Auschwitz, ao Vaticano e a Constantinopla. Busca algo em comum entre a dança ritmada e circular dos derviches e o movimento cadenciado de um monge em um templo japonês.
Em certo sentido, seu filme é o oposto do de Reggio. Naquele, a confusão do mundo pós-industrial, o metrô multitudinário e as salsichas saindo das máquinas se impunham como uma necessidade histórica.
Tenta-se reunir o ancestral em formas muito diferentes para buscar harmonia, que em "Koyannisqatsi" parecia perdida. Passaram-se dez anos e o muro de Berlim caiu.
O filme de Reggio tinha a aparência de um resultado da Guerra Fria e do caos do armamentismo, que aqui parece diluída.

Texto Anterior: Trio de atores garante comédia
Próximo Texto: Robert Cray vem a SP para festival de blues
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.