São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hasburgos dominaram o Brasil durante união ibérica

SILVIA TEJ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Habsburgos dominaram oBrasil durante união ibérica
No castelo de Habichtsburg, às margens do rio Aar, em território suíço, nasceram os primeiros membros da família que durante 640 anos reinou sobre vários povos da Europa Central, com ramificações até a América espanhola e o Brasil.
A família dos Habsburgos iniciou seu domínio em 1273, quando Rodolfo 1º foi nomeado imperador do Sacro Império Romano-Germânico –e logo transferiu a capital para Viena.
Dois séculos depois, Maximiliano 1º assumiu o trono do império e expandiu suas fronteiras com uma estratégia que marcou a dinastia até o fim: casamentos cuidadosamente arranjados para os filhos.
Ele próprio casou-se duas vezes. Primeiro com a herdeira dos Países Baixos e do reino de Borgonha (região entre a França e Espanha) e depois com a filha do duque de Milão, que lhe deu acesso a todo o norte da atual Itália.
Para estender seus domínios até a Espanha, Maximiliano casou seu filho Felipe com a herdeira do trono espanhol e conseguiu unir seu neto Carlos 5º com Isabel, filha do rei de Portugal.
Carlos 5º sonhava formar um grande Estado europeu, o que não foi possível devido à falta de um exército nacional, dos crescentes interesses regionais e das dificuldades de comunicação entre os extremos do império.
Em 1556 abdicou, deixando o império espanhol para o seu filho Felipe 2º e entregando Áustria e Alemanha para seu irmão Fernando 1º. Assim dividia-se a linha austríaca da espanhola.
Em 1580, Felipe 2º atacou Portugal e uniu as coroas ibéricas. O Brasil passou para o domínio espanhol e, consequentemente, dos Habsburgos.
O início da perda da Europa Central se deu a partir das vitórias de Napoleão, que em 1805 ocupou Viena. Com o tratado de paz, os Habsburgos perderam suas possessões na Alemanha e na Itália, extinguindo-se o Sacro Império Romano-Germânico.
Liderados pelos ideais monárquicos da diplomacia austríaca de Metternich, os Habsburgos tentaram resistir ao advento da revolução industrial.
A partir de 1849, durante o reinado de Francisco José, foram perdendo gradativamente seus territórios: a Alemanha é unificada e derrota as tropas austríacas, em 1867 a Hungria tornou-se autônoma e os povos eslavos também lutavam por sua independência.
A Primeira Guerra Mundial faz a Áustria perder três quartos de seu território e ficar sem saída para o mar. Acaba assim o domínio de 640 anos dos Habsburgos.
(Sílvia Tej)

Texto Anterior: Passagem mais barata para Viena sai por CR$ 918,9 mil
Próximo Texto: Nova Orleans realiza 25º versão do Jazzfest
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.