São Paulo, quinta-feira, 21 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Edifícios do poder colonial são museus do período de opulência

ALCINO LEITE NETO
DO ENVIADO ESPECIAL

Edifícios do poder colonial sãomuseus do período de opulência
Entre os museus de Ouro Preto, há três visitas indispensáveis: a Casa dos Contos, o Museu da Inconfidência e o Museu de Mineralogia, na Escola de Minas.
A Casa dos Contos (r. São José, 12, aberta de terça a sábado, das 12h30 às 17h; domingos e feriados, das 8h30 às 13h30), foi construída entre 1782 e 1787 e teve várias utilidades no período colonial.
Foi, entre outras coisas, local de fundição do ouro e cobrança dos impostos, além de prisão dos inconfidentes. Hoje, o belo casarão sedia um centro de estudos e o Museu da Moeda e do Fisco.
O Museu da Inconfidência (pça. Tiradentes, 129, aberto de terça a domingo, das 12h às 17h30) é uma espécie de templo da conspiração de 1789 ocorrida em Ouro Preto.
Reúne documentos que fizeram a história da Inconfidência, bem como mobiliário, utensílios domésticos e outras peças (religiosas e profanas) da época, além dos despojos dos inconfidentes. Em outros tempos, foi paço municipal (espécie de prefeitura) e cadeia.
O turista não deve passar desatento diante de uma relíquia inconfidente: o "Recueil des Lois Constitutives des Colonies Angloises Confederés sous la Denomination d'Etas-Unis de l'Amérique Septentrionale".
É um pequeno livro que reúne leis que fundaram os Estados Unidos, com certeza serviu de inspiração aos inconfidentes. É conhecido como "Livro de Tiradentes".
O Museu de Mineralogia (pça. Tiradentes, 20, de segunda a sexta, das 12h às 17h; sábado e domingo, das 13h às 17h) oferece uma aula sobre minerais, desde o ouro preto até os meteoritos.
(ALN)

Texto Anterior: Guia abre rotas seculares em Ouro Preto
Próximo Texto: Inconfidência culmina história turbulenta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.