São Paulo, sexta-feira, 22 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ricupero nega mais verba a ministérios

HELCIO ZOLINI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOÃO DEL REI

O ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, disse ontem em São João Del Rey (MG) que não irá liberar mais verbas para o Orçamento dos ministérios.
"Muita gente pensa que há receita. É uma pena, mas não temos nenhum excedente. Nossa margem é muito estreita e estamos dispostos a manter o equilíbrio do Orçamento", disse.
Ele disse ainda que a indexação da poupança à URV não virá agora. "Não temos pressa", afirmou.
O ministro desautorizou ontem em São João Del Rei (MG) qualquer especulação sobre data para a troca da moeda.
"Só quando eu anunciar é que haverá uma data. Por enquanto, quem anuncia sou eu", afirmou.
Ricupero disse que não está sendo "atropelado" pela equipe econômica nem pelo seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso.
"Não me senti constrangido", afirmou em relação às possíveis investidas de Fernando Hernique junto ao Ministério da Fazenda para acelerar a introdução do real.
Pela manhã, Ricupero disse que a estabilidade econômica "virá logo". "Tenho certeza que ela virá rapidamente num primeiro momento. O que teremos que fazer depois é a consolidação, com as grandes reformas de estrutura que o Brasil espera há mais de 30 anos", declarou.
Afirmou que a estabilidade é o que a equipe vai "legar ao futuro governo, que terá de completar esta obra não só da estabilidade, mas da justiça social, cuja pré-condição é a estabilidade".
Ricupero disse também que as eleições não serão um complicador para o plano de estabilização.
"Não creio. Ao contrário, eu acho que elas podem ser um fator que catalizará o apoio do povo para essa grande obra", disse.
Tancredo
O ministro da Fazenda participou em São João del Rei das solenidades que marcaram a passagem do 9.º aniversário da morte do ex-presidente Tancredo Neves.
Ao lado de sua mulher, Marisa, da viúva de Tancredo, Risoleta Neves, e dos parentes do ex-presidente, Ricupero assistiu à missa às 8h30 na igreja de São Francisco. Em seguida, visitou o túmulo.
Durante a missa e a solenidade no cemitério, Risoleta se emocionou e foi abraçada pelo ministro. Ele disse que "o espírito de Tancredo deve continuar a animar o país" e que essa era a principal mensagem a ser tirada da missa e da visita ao cemitério.
Tarifas
Ricupero disse que até o início de maio todas as tarifas públicas já estarão convertidas para a URV. As tarifas postais serão as primeiras a vigorar em URV. O anúncio sai na terça-feira.
Em seguida vêm a eletricidade, petróleo e derivados. Por último, do sistema bancário. Os combustíveis devem ser convertidos em duas semanas.
Passeio
O ministro chegou a São João del Rei na noite de anteontem. Jantou e pernoitou na casa da família Neves. Após o jantar, por volta das 23h30, o convidado e os anfitriões fizeram uma caminhada pelas ruas da cidade.
Durante o passeio, Ricupero contou casos da época que era secretário do ex-ministro San Thiago Dantas.
Disse ao ex-ministro Francisco Dornelles, sobrinho de Tancredo, que estava impressionado com as "semelhanças" entre a economia brasileira de hoje e a daquele tempo.
Citou o ex-ministro Octavio Gouveia de Bulhões e disse que ele criou o principal empecilho para a derrubada da inflação, "a correção monetária".
Ontem de manhã, Ricupero declarou que sua visita à cidade tinha caráter particular. Ele viajou até Barbacena (o aeroporto mais próximo de São João del Rei) num jato da FAB, estava acompanhado por um carro oficial, um ajudante-de-ordens e tinha um helicóptero à sua disposição.

Texto Anterior: Senador reluta em dar gorjeta
Próximo Texto: Saiba quem foi Bulhões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.