São Paulo, sexta-feira, 22 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campbell's muda a embalagem da sopa

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

Campbell's muda aembalagem da sopa
Um dos maiores ícones da pop art americana começou a desaparecer ontem. Andy Warhol não aprovaria, mas a empresa Campbell Soup Co. anunciou nos EUA a mudança da embalagem da sopa Campbell's, um dos rótulos mais conhecidos do mundo.
A nova embalagem tem uma foto de um grande prato de sopa. A parte vermelha superior do rótulo foi condensada em uma linha mais fina e o nome Campbell's ficou menor, dando mais espaço para indicar o conteúdo da lata.
O artista pop americano Andy Warhol, morto em 1987, transformou a tradicional sopa Campbell's em um ícone a partir de 1962. Warhol pintou mais de 100 latas da sopa com formas estilizadas e coloridas que se tornaram conhecidas no mundo inteiro.
"A mudança é dramática", disse o porta-voz da empresa, sediada em Nova Jersey, Kevin Lowery. "Mas a sopa continuará grande como sempre". A empresa estima que as latas antigas desaparecerão em dois anos.
Dezenas de pesquisas de opinião foram realizadas para endossar a decisão de mudar. A idéia é modernizar a cara do produto.
O antigo rótulo vermelho e branco foi criado em 1898. A companhia, fundada há 125 anos, detém cerca de 80% do mercado de sopas condensadas nos Estados Unidos e vende mais de 2,5 bilhões de latas todos os anos.
Na semana passada, a Coca-Cola americana anunciou que está tomando o caminho inverso. A empresa decidiu eliminar a forma perfeitamente circular de suas garrafas maiores e transformá-las em embalagens iguais às menores conhecidas no Brasil.

Texto Anterior: Os filmes do Festival de Cannes
Próximo Texto: Morre na França, aos 73, ator Jean Carmet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.