São Paulo, sexta-feira, 22 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coréia do Norte abre uma usina para inspeção

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Coréia doNorte abre uma usinapara inspeção
A Coréia do Norte convidou ontem especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para uma inspeção na principal usina nuclear do país.
Países ocidentais, em especial os EUA, suspeitam que o governo de Pyongyang esteja construindo bombas nucleares a partir de usinas de geração de energia.
Os técnicos vão vistoriar a usina de Yongbyon, onde o urânio que funciona como combustível terá que ser trocado. A AIEA ainda não acertou detalhes da visita.
Em março, um time de inspetores foi impedido de entrar na usina de Yongbyon.
Anteontem, o secretário da Defesa dos EUA, William Perry, disse que a Coréia do Norte terá condições para fazer "quatro ou cinco bombas dentro de semanas".
Ele esteve na Coréia do Sul, onde anunciou que os exercícios militares conjuntos Team Spirit, com a presença de norte-americanos, serão retomados em novembro.
Perry foi ontem ao Japão. Antes do anúncio de Pyongyang, a agência "Kyodo" afirmou que o secretário norte-americano conseguiu apoio do Japão para eventuais sanções à Coréia do Norte no Conselho de Segurança da ONU.

Texto Anterior: Irlandês preso por 17 anos é inocentado
Próximo Texto: Milionário italiano é preso sob suspeita de ligação com a Máfia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.