São Paulo, sábado, 23 de abril de 1994
Próximo Texto | Índice

Aliança quádrupla; As complicações; Questão de tempo; Na pele; Bandeira política; Medo do vazio; Cada um na sua; Voz da experiência; Ponto forte; Sem compromisso

Aliança quádrupla
Maluf mandou emissários convidarem três pré-candidatos a governador para uma reunião: Medeiros (PP), Cabrera (PFL) e Romeu Tuma (PL). Tentará coligá-los ao PPR numa chapa para o governo paulista e para o Senado.

As complicações
Com o PFL a aliança do PPR é difícil, porque o diretório paulista do partido é provisório e poderia sofrer uma intervenção da cúpula nacional –interessada num acordo com o PSDB. O PL está sendo disputado também pelo PMDB.

Questão de tempo
Fleury diz que está se cristalizando a tendência de o PMDB se desligar do governo por causa do apoio de Itamar a FHC. Acha que ela deve se formalizar após a prévia que escolherá o presidenciável do partido em 15 de maio.

Na pele
Sarney é um dos mais resistentes ao rompimento do PMDB com Itamar. Recorre à sua própria experiência para explicar sua posição: "'Fizeram isto comigo quando era presidente e não quero que se repita com mais ninguém".

Bandeira política
Se Itamar não der um jeito na dívida da União com os hospitais, quem pagará o pato é FHC. PMDB e PPR armazenam dados sobre o corte no Orçamento patrocinado por FHC e vão culpá-lo pela crise no sistema de Saúde.

Medo do vazio
A cada viagem de Esperidião Amin a Santa Catarina, a cúpula do PPR entra em pânico. É o temor de que Amin acabe seduzido pelos candidatos a deputado e troque a disputa à Presidência pela candidatura ao governo do Estado.

Cada um na sua
Maluf recebe segunda, às 17h, o candidato do PL à Presidência, Flávio Rocha. Vai propor que ele desista da postulação e assuma a vice na chapa de Esperidião Amin. Rocha, por sua vez, pedirá o apoio de Maluf à sua candidatura.

Voz da experiência
Konder Reis, governador catarinense, tem prevenido amigos do PFL sobre as dificuldades de uma aliança com os tucanos. Lembra que em 89 apoiou Covas e pouco reconhecimento recebeu.

Ponto forte
Pesquisas indicaram a Covas que a principal preocupação declarada pelo eleitorado paulista é o desemprego. Para tratar dele no programa de governo foi convocado o ex-ministro Walter Barelli.

Sem compromisso
A aliança buscada por Quércia com o PDT de Brizola ainda no primeiro turno é considerada difícil até por caciques quercistas: "Não vai passar da fase de namoro. Os dois partidos terão candidatos próprios no primeiro turno".

Próximo Texto: Pela tangente; Delfim reage; Chapa-branca; Vinho de missa; Costura mineira; Mineirice; Maratona da salvação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.