São Paulo, sábado, 23 de abril de 1994
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Túnel sob o Pinheiros fecha por 10 h

DA REPORTAGEM LOCAL

O túnel Jânio Quadros, que liga o Itaim ao Morumbi (região oeste de São Paulo), passando sob o rio Pinheiros, ficou fora de operação ontem durante entre 0h10 e 10h07.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) decidiu fechar o túnel, inaugurado dia 31 de março, porque um transformador parou de funcionar, tirando de operação os ventiladores de uma das três torres que expelem o ar poluído e sugam ar do exterior.
"Poderíamos colocar um transformador de emergência para funcionar em uma hora e meia. Mas o tráfego estava fraco e preferimos esperar que amanhecesse para que os técnicos trabalhassem com mais comodidade", diz Edgard Leite, 30, superintendente jurídico da Emurb (Empresa Municipal de Urbanização).
A Emurb foi responsável pela construção do túnel, que tem 1,3 km de extensão e consumiu US$ 178 milhões em sete anos. Ainda controla a manutenção até que a obra esteja terminada, em maio.
Faltam câmeras de TV para acompanhar o tráfego e uma central de cotrole em uma das saídas do túnel, ao lado do Jóquei Clube.
Leite reuniu-se com técnicos que fazem a manutenção do túnel ontem à tarde.
Ele responde pela presidência da Emurb na ausência de seu presidente, Marcos Helou, que estava em "viagem técnica" ontem.
Segundo Leite, o transformador ficou sem funcionar pelo desligamento de um disjuntor (peça que substitui um fusível e interrompe o fornecimento de energia quando há oscilação na corrente, por medida de segurança).
A oscilação de energia, segundo Leite, foi provocada por um raio que caiu na rede elétrica às 23h45 de quinta-feira.
Ele disse que mesmo sem uma das torres de exaustão e sucção funcionando, os detectores espalhados dentro do túnel não indicaram excesso de monóxido de carbono (o gás ocupa o lugar do oxigênio no sangue e pode matar uma pessoa por asfixia).
O túnel não tem geradores para casos de falta de energia. As três torres de exaustão e ventilação –uma delas na Juscelino Kubitschek, outra na marginal, onde ocorreu o problema, e outra ao lado do Jóquei– são alimentadas por redes diferentes.
No caso de um blecaute, só as luzes de emergência, alimentadas por baterias, funcionam, até todos os carros saírem.

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