São Paulo, sábado, 23 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Use o perfume certo na hora certa

VICTOR AGOSTINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Perfume tem época certa para ser usado. Ao desfilar a fragrância "errada", na hora "errada", ao invés de ressaltar a presença pode-se causar mal-estar em quem estiver por perto.
Mas qual o momento certo para cada perfume? Segundo Lizandro Maluf, 42, perfumista-executivo da Dierberger (empresa que desenvolve essências para perfumes), na primavera/verão o ideal é partir para as fragrâncias florais leves e cítricas.
Já no outono/inverno a preferência deve ser dada para as fragrâncias herbais ou doces (a base de baunilha, por exemplo).
"Pode conferir: de dia ou no verão, o Obsession ou o Poison ficam pesados. No inverno e à noite esses mesmos perfumes caem muito bem", afirma Maluf.
Em caso de dúvida, a saída são as fragrâncias híbridas, agradáveis em qualquer estação do ano.
A escolha da fragrância é uma questão de personalidade, comportamento ou moda, segundo o perfumista Maluf. "As pessoas têm que encontrar em cada categoria de fragrâncias a que mais gostam".
O preço do perfume é definido a partir dos elementos que entram na composição da essência. Quanto mais elementos naturais, mais cara vai ser a essência.
Um dos perfumes mais caros do mundo, o Joy (10 ml de essência a US$ 80,00), não tem uma gota de matéria-prima sintética. Jasmim, rosa e almiscar –naturais– entram na fórmula do Joy.
Não é qualquer perfume que pode ser usado para seduzir alguém. Existem as fragrâncias certas.
São as que têm em suas fórmulas elementos animais, como civeta (secreção retirada do gato) ou âmbar-gris (substância proveniente do intestino da baleia cachalote, em extinção).
"A atração vem de um efeito animalizado inconsciente que a fragrância produz nas pessoas", define Maluf.
Entre outros, os masculinos Anteus, Vetiver, Cool Water, Eternity, Giorgio Armani e Azarro se enquadram na classificação.
A mulher que quer conquistar um homem, ainda segundo o perfumista, deve preferir os perfumes que tenham na fórmula as flores lang-lang (asiática), jasmim e tuberosa (andina), além dos elementos animais.
"Paloma Picasso, Beautiful, Joy, L'Air du Temps e Fleur du Rocailles podem ser usados para seduzir", diz Maluf.

Texto Anterior: São Vicente registra dois novos casos e contaminados já são 27
Próximo Texto: Lojas de essências dão receita 'caseira'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.