São Paulo, sábado, 23 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nixon permance em coma profundo

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

O ex-presidente dos EUA Richard Nixon, 81, permanecia ontem em estado crítico de "coma muito profundo" na unidade de tratamento intensivo do New York Hospital-Cornell Medical Center. As chances de Nixon sobreviver são consideradas mínimas pelos médicos do hospital.
Nixon sofreu um derrame cerebral em sua casa em Park Ridge, Nova Jersey, no final da tarde da última segunda-feira. Desde então, seu quadro clínico tem deteriorado a cada dia.
O cérebro do ex-presidente inchou muito em consequência da morte dos tecidos próximos à área afetada pelo derrame.
Os médicos avaliam que normalmente o inchaço atinge seu pico em cinco ou sete dias. Nesse prazo, a dilatação vai afetando partes vitais. A primeira consequência é o coma. Depois, a paralisação da respiração e dos batimentos cardíacos, levando o paciente à morte.
O cérebro do ex-presidente começou a inchar há mais de três dias, no início da noite de terça-feira.
Nixon não está sendo tratado com a ajuda de aparelhos de respiração artificial, conforme desejo prévio. Esse fato pode acelerar o agravamento de seu quadro.
"Ele continua em coma profundo e na UTI", disse a porta-voz do hospital, Kathy Robinson, na manhã de ontem aos jornalistas que se aglomeravam na porta do New York Hospital, em Manhattan.
Desde quinta-feira à noite um par de marines (fuzileiros navais dos EUA) tem sido mantido permanentemente próximos à entrada do hospital.
O Capitólio, em Washington, já teria se prontificado ontem a receber o corpo de Nixon para os funerais caso ele morra.
A mulher de Nixon, Pat, morreu em junho do ano passado e está enterrada nas dependências da Biblioteca Presidencial Richard M. Nixon em Yorba Linda, Califórnia, a cidade natal do ex-presidente. Especula-se que, no caso de sua morte, Nixon seja enterrado junto da mulher.
A ex-primeira-dama dos EUA, Barbara Bush, mulher do ex-presidente George Bush, visitou ontem a biblioteca em Yorba Linda. "Ele (Nixon) e Pat vinham sendo grandes amigos nossos nos últimos anos", disse Barbara Bush.
As duas filhas do ex-presidente, Tricia Nixon Cox e Julie Nixon Eisenhower, estão desde segunda-feira ao lado do pai no New York Hospital.
Nixon foi o 37º presidente dos EUA entre janeiro de 1969 e agosto de 1974, quando renunciou em meio a um escândalo político (Watergate) em que tomou parte.

Texto Anterior: Hillary admite erros em Whitewater
Próximo Texto: O DERRAME DE NIXON
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.