São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Covas vai afastar pelo menos 20 delegados

DA SUCURSAL DO RIO

O secretário de Polícia Civil, Mário Covas, afirmou ontem que afastará imediatamente dos cargos os delegados e policiais que forem denunciados pelo Ministério Público estadual.
Covas não acredita que chegue a 50 o total de delegados envolvidos com o jogo do bicho, como disse o promotor Mendelsohn Pereira.
Ele admite, no entanto, que pelo menos 20 deles podem estar comprometidos. A denúncia do MP será encaminhada até a próxima sexta-feira. Todos os denunciados serão investigados.
"Devem ser uns 20. Muitos podem aparecer ali porque outros teriam recebido dinheiro em nome deles. Vamos averiguar."
O secretário disse que não acredita na autenticidade das listas em poder do Ministério Público, mas não explicou como teriam sido falsificadas.
O secretário informou que já está tomando providências para eliminar a corrupção da polícia. A principal, delas, o afastamento dos X-9 (informantes da polícia não-oficiais ligados aos criminosos).
Serão afastados somente os X-9 que costumam comparecer semanalmente às delegacias. Alguns chegam a participar de diligências.
"Os policiais permitem indevidamente que eles participem de operações e isso acaba atrapalhando", disse, explicando uma das causas da corrupção e do vazamento de informações.
Covas disse não acreditar no envolvimento da alta cúpula da polícia com bicheiros. Mesmo a tentativa de suborno de que foi alvo, acredita ter sido uma ação isolada.
No final do ano passado, quando ainda era o chefe do DGPI (Departamento Geral de Polícia do Interior), foi procurado em seu gabinete, pelo genro de Castor de Andrade, Fernando Ignácio de Miranda, que ofereceu US$ 7 mil.
O encontro foi intermediado pelo detetive Inaldo Santana, então chefe de gabinete da delegada Marta Rocha, no DGPC (Departamento Geral de Polícia da Capital).
Covas não teme que o afastamento de um grande número de delegados fragilize a Polícia Civil.

Texto Anterior: Conceição ataca 'mistificação' de FHC pelos intelectuais
Próximo Texto: Biscaia acusa intimidações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.