São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Índice

Lula afirma que FHC prejudicou os produtores de óleo de babaçu

ABNOR GONDIM
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORANGATU

O virtual candidato a presidente pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a criticar, anteontem à noite, o ex-ministro Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Falando sobre a redução do imposto de importação do óleo de palma, Lula afirmou que "o Fernando Henrique não sabe que prejudicou a vida das mulheres quebradeiras de coco de babaçu, porque o único coco que conhece é o que usa para tomar uísque na beira da piscina".
Ele fez a declaração em Porangatu (GO), onde passa com sua 6ª Caravana da Cidadania. Segundo Lula, a decisão do ex-ministro da Fazenda, de reduzir de 10% para 2% a alíquota de importação sobre o óleo de palma, prejudicou aqueles que produzem óleo de babaçu.
Lula disse que, durante sua viagem pelo Maranhão, Tocantins e Goiás, ficou sabendo que o óleo de babaçu é feito a partir de amêndoas retiradas de cocos de babaçu, quebrados por cerca de 300 mil mulheres nesses Estados.
O professor da Unicamp José Graziano da Silva, assessor de Lula sobre a questão agrária, disse que a meta de assentamentos será um dos temas polêmicos do encontro que discutirá o programa de governo no próximo final de semana.
Segundo ele, a primeira versão do programa previa o assentamento de 1 milhão de famílias em cinco anos de governo. Para ele, esta proposta é irreal. Estima que será factível assentar no máximo, 60 mil famílias no primeiro ano.

Texto Anterior: Lula é 'péssimo', diz Kloppenburg
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.