São Paulo, domingo, 24 de abril de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERSONAGENS

JAMIME RODRIGUES; ROSE ZUANETTI

Teotônio Vilela (1917 - 1983) Usineiro de Alagoas, o senador Teotônio Vilela notabilizou-se em 1979 pela campanha contra a tortura nos presídios e tornou-se propagandista da Anistia, antes de aderir às diretas-já. Morreu de câncer em 27 de novembro de 83. Tornou-se a figura simbólica do movimento: bonecos com sua figura animavam os comícios.
Ulysses Guimarães (1916-1992) - Deputado federal e presidente nacional do MDB/PMDB de 1971 a 1991, comandou em 1984 a campanha pelas diretas-já, quando ficou conhecido como o "Senhor Diretas". Julgava-se candidato natural do partido no Colégio Eleitoral e foi convencido por Montoro a apoiar a candidatura de Tancredo Neves. Trabalhou para a posse do vice José Sarney quando da morte de Tancredo. Morreu em acidente de helicóptero em 1992.
Tancredo Neves (1910-1985) - Então governador de Minas Gerais pelo PMDB, tornou-se candidato à presidência da República pela Aliança Democrática (PMDB e Frente Liberal, dissidência do PDS). Foi eleito presidente em 15 de janeiro de 1985. Com sua morte, no mesmo ano, o cargo foi assumido pelo vice, José Sarney.
André Franco Montoro - Então governador de São Paulo (1983-1986), Montoro iniciou a campanha das diretas-já no estado. Depois da derrota da emenda, lançou a candidatura de Tancredo Neves ao Colégio Eleitoral.

Texto Anterior: CRONOLOGIA
Próximo Texto: PERSONAGENS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.